Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Abertura do 42º Festival Internacional de Música de Londrina traz dois espetáculos

Abertura do 42º Festival Internacional de Música de Londrina traz dois espetáculos

sexta, 08 de julho de 2022

Orquestra Sinfônica “Arte & Vida” se apresenta sábado (9) no Aterro do Lago Igapó, e a OSUEL faz a abertura oficial do evento no Ouro Verde domingo (10); 42º FIML tem patrocínio da Prefeitura de Londrina pelo Promic

A 42ª edição do Festival Internacional de Música de Londrina (42º FIML) terá início neste final de semana. No sábado (9), a “Abertura Festiva” começa às 15h30, no Aterro do Lago Igapó, com a Orquestra Sinfônica “Arte & Vida” de Arapongas, seguida do Plantão Sorriso, que sobe ao palco por volta das 16h30. No domingo (10), a abertura oficial do evento será às 20h30, no Teatro Universitário Ouro Verde, com a Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (OSUEL) – sob a regência do maestro Massimiliano Carraro, e tendo como solista o pianista Fabio Paez, da Venezuela.

Toda a programação Artística do festival está disponível no site do evento (www.fiml.art.br), as vendas de ingressos para eventos com cobrança serão realizadas na plataforma Sympla https://www.sympla.com.br/produtor/festivalinternacionaldemusicadelondrina, e os ingressos têm o valor de R$20,00 e R$10,00 (meia entrada).

Marco Antonio de Almeida, diretor artístico do evento, comentou que o festival retoma as apresentações presenciais com uma programação de qualidade, diversificada, com grupos regionais e atrações internacionais, uma programação pensada para contemplar todos os gostos.

Concertos de abertura – O concerto do sábado (9), às 15h30, no Aterro do Igapó, será uma grande festa. O espaço contará com estrutura para receber o público e food trucks com pipocas, batatas, churros e bebidas. A Orquestra Sinfônica “Arte & Vida”, sob a regência do maestro Claudemir Trevisan abre o concerto. O programa da tarde traz as músicas Anunciação; Canção do Nordeste; Disparada; Flash Dance; Garota do Ipanema; I Want You Back; Mama Mia; Medley Beatles; Perfect; Piratas do Caribe; Take on Me; The Pitcher Man; Viva la Vida; Xodó, com arranjos e adaptações da própria orquestra.

A partir das 16h30, outra atração entra no palco: o Plantão Sorriso, com o show musical “Bailinho do Plantão”, que estreou em 2017 e, desde então, já foi visto por 30 mil pessoas em dezenas de apresentações. O repertório traz canções clássicas que marcaram a infância de muitas gerações, além de cantigas folclóricas e populares que ganharam uma nova roupagem na voz dos palhaços e palhaças. É um show para cantar, dançar e se divertir, seja adulto ou criança.

OSUEL, Massimiliano e Paez – Abertura oficial

A OSUEL, regida pelo maestro italiano Massimiliano Carraro, abre oficialmente o Festival Internacional de Música de Londrina, no domingo (10) às 20h30. O palco do Teatro Universitário Ouro Verde também receberá o pianista venezuelano, Fábio Paez como solista. O repertório traz a “Abertura, da Ópera Il Guarany”, do compositor Antônio Carlos Gomes e o “Concerto em Si Bemol Menor para piano – Concerto nº 1”, de Piotr Ilitch Tchaikovski. Neste espetáculo o uso de máscaras será obrigatório e o evento terá venda de ingressos pela plataforma Sympla.

A ópera O Guarani estreou no Brasil há 152 anos e também na Itália e se destaca como a primeira ópera brasileira aclamada fora do país. Tem como base o romance de José de Alencar de mesmo nome e retrata o amor e o massacre dos índios Aymorés no Brasil Colônia. A “Abertura do Guarani” abre o concerto do festival neste domingo.

Na sequência, o público ouvirá o “Concerto nº 1 em Si Bemol Menor para piano”, com o solista venezuelano Fábio Paez. A obra de Tchaikovski estreou nos EUA em 1875 e teve sucesso imediato, que repercutiu mundo afora.

Assinatura – O Festival Internacional de Música de Londrina tem a direção pedagógica de Magali Kleber, direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, também presidente da Associação de Amigos do FML. É uma promoção da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura – Governo do Estado do Paraná; Secretaria Municipal da Cultura – Prefeitura do Município de Londrina; Casa de Cultura – Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FML.

Patrocínio: Sanepar; Promic. Copatrocínio: Husker, Unimed Londrina, Dentalclean; Grupo Marajó; Sinpro Londrina; ONG Arte & Vida. Apoio Cultural: Fundação Meijer Werner/Venezuela; Crillon Palace Hotel; Hotel Crystal Palace; Cultural Inglês e Espanhol; IEIJ-Instituto de Educação Infantil e Juvenil; Radio UEL FM; Bar Valentino; Kery Grill. Apoio Institucional: Colégio Hugo Simas; Colégio Aplicação; Secretaria de Cultura de Apucarana; Orquestra Filarmônica de Alagoas. Realização: Secretaria Especial da Cultura/Ministério do Turismo/Governo Federal.

Fonte: N.Com