Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Abertas as inscrições para curso de Escrita Criativa

Abertas as inscrições para curso de Escrita Criativa

segunda, 13 de junho de 2022
Categoria

Agora você pode fazer o Curso de Escrita Criativa em casa ou onde você estiver.

No próximo dia 22 de junho, começa o formato online, às quartas-feiras, das 19h às 21h.

Link para inscrição, clique aqui:
Curso de Escrita Criativa

Conteúdo desenvolvido por Karen Debértolis, com aulas expositivas, exercícios de escrita orientados e leituras dirigidas, os textos que complementam os conteúdos das aulas são enviados para os participantes em PDF. O curso conta com emissão de certificado.

Sinopse:

Exercitar a escrita criativa através de debates sobre gêneros literários, atividades de criação de textos orientadas e leituras dirigidas. O curso aborda a discussão sobre gêneros literários – poesia, crônica e conto – ; estrutura e linguagem do texto literário, edição, através de aulas expositivas online, produção de textos e feedback individual sobre a produção textual.

Cronograma:

22 de junho

Poesia: o gênero, o conceito, as experimentações – algumas considerações

29 de junho

A poesia contemporânea: da poesia sonora ao slam

6 de julho

Prosa – a arte de narrar:

Crônica – realidade e ficção, jornalismo e literatura. Estrutura, linguagem, estrutura, autores

13 de julho

Prosa – arte de narrar:

Conto – estrutura, personagens e ambientação

20 de julho

Prosa – arte de narrar:

Conto – estrutura, personagens e ambientação

27 de julho

Da ideia à edição final do texto – alguns aspectos e reflexões

 

Sobre Karen Debértolis:

Escritora paranaense, mestre em Comunicação e Informação pela UFRGS. Gravou o cd de spoken word A Mulher das Palavras e publicou os livros Mapas Sutis (Editora Patuá, 2018); Prosa de Palavras (Rubra Cartoneira, 2012); A Estalagem das Almas (Travessa dos Editores, 2006); Guardados (Atrito Art, 2003) e Calidoscópio (edição de autora, 1995).

O clipe da composição Manhãs, do cd A Mulher das Palavras, obteve o 4º lugar no 4º Prêmio Poesia em Vídeo da Fliporto 2010 (Recife, Pernambuco). Prêmio Jornada em Reconhecimento à Trajetória (Secretaria da Comunicação Social e da Cultura – PR, 2020); Finalista da Residência Literária – Sesc SC 2018; Prêmio Revelações do Jornal Nicolau – Secretaria do Estado da Cultura do Paraná, 1994.

Participou das coletâneas Raízes- Brazilian Women Poets In Translation, organizada pelo Mulherio das Letras -EUA (2022) e As Poetas Mulheres na Literatura Brasileira (Arribaçã Editora, 2021), organizada por Rubens Jardim. Integrou a programação da Radio Documenta 14, da Documenta de Kassel, em 2017(Kassel, Alemanha) e participa da Residência Atelier Poético da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), que reúne 17 poetas de língua portuguesa e espanhola.

Divulgação