Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias

Abertas as inscrições para curso de desenho na Escola de Artes da AQL

sexta, 25 de março de 2011
Categoria: noticia

Procurando adequar-se a uma demanda que se formou naturalmente ao longo de seus dois anos de atuação, a Linha Clara Escola de Artes, doravante assim chamada a Escola da AQL, abre inscrições para seu Curso de Desenho, com turmas de segunda a sexta, das 14 às 17h, e as terças e sextas, também das 18h30 às 20h.

Linha clara, de forma simplificada, é o estilo de desenho que tem como principal característica as linhas fortes com a mesma espessura e importância. A linha clara também tem como característica colocar os personagens num cenário realista. O primeiro trabalho considerado neste estilo foi Tintin, de Hergé. Outro exemplo é o trabalho do espanhol Daniel Torres (Opium e Rocco Vargas).

Coordenada pelo premiado editor e quadrinhista Eloyr Pacheco, a Linha Clara tem como objetivo incentivar a produção de Histórias em Quadrinhos em Londrina e região, formar ilustradores, caricaturistas e cartunistas/chargistas, além de orientar interessados para as profissões nas área de artes, entre elas, educação artística, desenho industrial, design gráfico, webdesign, moda e fotografia. 

A Escola também privilegiará outras formas de expressão artística, como o Graffiti (clique e confira o: Curso de Gaffiti). Entre os cursos especiais também serão ofertados em breve os de Roteiro, Cartum/Charge/Produção de Tiras, Caricatura, Anatomia para Super-Heróis, Ilustração Editorial e modelagem, entre outros. Esses cursos/oficinas serão divulgados separadamente assim que agendados.

Equipe

A equipe da Linha Clara Escola de Artes é formada por profissionais renomados e experientes. Além de Pacheco, formam o corpo docente da Escola: o ilustrador Lucas Tanaka, o arte-educador Carlos Nascimento e o arquiteto e publicitário Sergio Vasconcellos.

Curso Regular

O Curso Regular de Desenho da Linha Clara é dividido em duas áreas:

– Curso de Desenho Básico ? 72 horas/6 meses com Sergio Vasconcellos
– Curso de Desenho da Figura Humana ? 72 horas/6 meses com Lucas Tanaka e Carlos Nascimento

Carga Horária 

A carga horária para os cursos regulares é de 3 horas semanais, sendo 2 aulas de 1h30min cada. E mais 1h30min de pesquisa, investigação de traço, leitura apreciativa e crítica onde o presencial não é exigido, as ?tarefas? podem ser realizadas em casa. 

Sobre os professores:

Eloyr Pacheco editou e publicou, entre outros, Sandman, Preacher, Monstro do Pântano e Hellblazer, todos da Vertigo/DC Comics; Lobo, Hitman e Jornada nas Estrelas, da DC Comics; Planeta dos Macacos e Ghost/Batgirl, da Dark Horse/DC Comics; Hellraiser, Legião Alien e Supremo, da Checker Books; Will Eisner´s Spirit Magazine, diretamente com o Mestre Eisner; Clandestino, Dr. Estranho e Geração X/Gen 13, pela Marvel Comics, e Vampirella, pela Harris.

Também publicou títulos como Senninha, com o Instituto Ayrton Senna; Zé do Caixão, com o cineasta José Mojica Marins, e Quebra-Queixo, de Marcelo Campos. Teve trabalhos seus publicados na Metal Pesado, no D.O. Leitura (SP), na Prismarte, na Tempestade Cerebral, na Bigorna Quadrinhos, na Projeto Continuum e n’A Mosca no Copo de Vidro e outras histórias.

Lançou em janeiro deste ano a revista Escorpião de Prata. É criador dos personagens Bathman e Pé Vermelho, utilizados na área de educação ambiental. Entre outros, em 2007 ganhou o HQ Mix de Melhor Prozine com A Mosca no Copo de Vidro e em 2008 recebeu o Troféu Jayme Cortez.

Carlos Nascimento é Designer formado pela UNOPAR ? Universidade Norte do Paraná e arte-educador. Atualmente faz Mestrado em Artes Visuais na Universidade Estadual de Londrina. É professor de artes para crianças especiais, desenhista free-lance e fanzineiro no que sobra do dia.

Sergio Vasconcellos é Arquiteto e Publicitário formado no CESULON/IEEL, caricaturista e chargista. Na área de Artes Plásticas participou da I e II Mostra Zumbi dos Palmares, Vernissage na Galeria SESC Aeroporto e Mostra na Galeria Banestado. Cria, desenvolve e monta maquetes especiais em diversos tipos de material (recicláveis) e como plastimodelista recria cenários sobre a II Guerra Mundial. Em 1993 foi 2º colocado na criação da logo 25 anos do Sercomtel (Londrina ? PR); em 2001 ganhou o 1º lugar na criação da nova logomarca da CAAPSML (Londrina ? PR) e em 2010 foi 1º colocado na criação do selo ?Acervo Histórico ? TRT 11ª Região (Manaus-AM).

Lucas Tanaka é formado em Desenho Industrial ? Habilitação Programação Visual pela UNOPAR e está cursando Educação Artística com Licenciatura em Artes Visuais pela UEL. Ilustrou materiais didáticos para o Colégio MAXI entre 2005 e 2008; coordenou uma turma de 7ª Série do Colégio Londrinense na produção de um curta-metragem com técnicas de stop-motion, exibido na feira FECCILON 2007;

Em 2005 participou da criação do Núcleo de Estudos das Histórias em Quadrinhos, na Universidade Norte do Paraná (hoje denominado CASU ? Centro de Artes Seqüenciais Unopar). Foi um dos idealizadores do 24 Horas de Quadrinhos/24 Hours Comics Day, realizado em 2008 em Londrina. Atualmente atua como ilustrador, escultor, designer free-lancer e arte-educador.

Veja também:  Inscrições para Curso de Graffiti

Fonte: Centro Cultural Eloyr Pacheco

Mais detalhes:

Curso de Desenho Horarios: turmas de segunda a sexta, das 14 às 17h, e as terças e sextas, também das 18h30 às 20h Investimento: R$ 1.200,00 (hum mil e duzentos reais), em 12 parcelas mensais de R$ 100,00 (cem reais). Local: Linha Clara Estúdio e Escola de Artes está localizada no Centro Cultural Eloyr Pacheco Endereço: Av. Jorge Casoni, 2242 ? Centro ? Londrina ? PR Contato: (43) 3026-4392, a partir das 14h E-mail: [email protected]