Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
AARPA promove concurso de poesia para estudantes de escola pública

AARPA promove concurso de poesia para estudantes de escola pública

sexta, 12 de agosto de 2011
Categoria: noticia

A Vila Cultural Cemitério de Automóveis e a AARPA (Atrito Arte Artistas e Produtores Associados), em parceria com a Cultura Inglesa e o 4º Núcleo Regional de Educação, promove concurso de poesia ?Inutensílios?, destinado aos estudantes do Ensino Médio das escolas públicas de Londrina.

O nome do concurso é uma referência ao poeta paranaense Paulo Leminski, que se referia ao produto do ofício do poeta como um ?inutensílio”. O tema do concurso é ?Minha Londrina?  que tem o propósito de levar o estudante a escrever o que sente pela cidade. ?As notícias são objetivas e divulgam os fatos.  Já nós queremos o que está na alma dos estudantes londrinenses?, afirmou o jornalista e ator, Mário Fragoso.

Ele explicou que o concurso é restrito aos alunos de escolas públicas, pelos estudantes de escolas particulares terem mais oportunidade de entrar em contato com atividades culturais.

O concurso vai premiar os três primeiros colocados com bolsa de estudo integral na Cultura Inglesa, além dos respectivos professores de português e literatura. ?Os alunos de escolas públicas, em geral, têm pouco acesso a uma língua estrangeira?, disse o jornalista.

As poesias são livres. ?Poesia rimada, sem rima, sonetos, fica a critério do estudante?, observou Fragoso. O jornalista ressaltou ainda a importância de participar, além da bolsa de estudos. ?É um incentivo à leitura e à prática da escrita desses estudantes que estão às vésperas do vestibular, além de expressarem seus sentimentos e emoções e terem a imaginação estimulada? ressaltou Fragoso.

Inscrições

Para participar, é necessário que o aluno esteja matriculado no Ensino Médio de qualquer escola pública de Londrina. As inscrições são gratuitas. A ficha de inscrição deve ser impressa no site www.festivalliterariodelondrina.com e entregue na Biblioteca Pública (avenida Rio de Janeiro, 513), até o dia 31 deste mês.

O concurso de poesia é mais uma atividade do Festival Literário de Londrina (Londrix), que será realizado entre os dias 20 a 24 de setembro. O Londrix recebe apoio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Fonte: N.com