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A sua empresa é fiel ao seu cliente?

A sua empresa é fiel ao seu cliente?

segunda, 02 de fevereiro de 2015
Categoria: noticia

O sonho de toda empresa é ter clientes fiéis. Clientes que
freqüentam o seu estabelecimento com constância, que preferem o seu produto ao
da concorrência, que mantêm uma relação de amor com a sua marca e que fazem o boca-a-boca,
indicando a sua empresa a amigos e familiares.

Mas todos nós sabemos que fidelizar clientes não é uma
tarefa das mais fáceis (muito pelo contrário). Especialistas afirmam que, antes
de mais nada, é preciso encantá-lo. Isso significa superar suas expectativas,
oferecendo produtos e serviços superiores, que agreguem valor para o cliente.
Para fidelizar um cliente é preciso conhecê-lo, analisá-lo e compreendê-lo. é
preciso utilizar seus dados para desenvolver um bom relacionamento,oferecendo
informação, bens e serviços que sejam de seu interesse.

Inúmeras são as estratégias que podem ser utilizadas no
intuito de obter a fidelidade do cliente. é possível que você já tenha lido
algumas dezenas de artigos cujos enunciados se assemelham aos “7 passos para
fidelizar o se cliente” ou ainda “10 dicas para tornar o seu cliente fiel”.

Mas olhemos a questão de uma forma diferente. Imagine a
relação entre a sua empresa e o seu cliente como sendo uma relação amorosa, e
não comercial. Numa relação a dois, não basta você buscar a fidelidade do seu
parceiro apenas lhe agradando, sendo gentil, dando-lhe presentes ou levando
para jantar fora. Tudo isso é importante, mas não suficiente. A melhor maneira
de você conseguir obter a fidelidade dele é se mostrando fiel a ele. é
demonstrando o quanto você se preocupa, é mostrando-se disponível, é dando-lhe
preferência. Aqui, a questão não é ganhar a fidelidade; é provar ser fiel.

A sua empresa tem agido dessa maneira com o seu cliente? O
que a sua organização e os seus colaboradores tem feito, de fato, para
demonstrar fidelidade ao seu cliente? A sua empresa tem dado a devida atenção –
e importância – às queixas dos clientes? Tem, realmente, resolvido seus
problemas? Tem dado preferência a ele ao invés de concentrar esforços na busca
de novos clientes? Enfim, tem permanecido ao seu lado, na alegria e na
tristeza?

O que temos visto é o oposto de tudo isso. As companhias
estão ensinando seus clientes a abandoná-las. Preferem dedicar seu tempo,
esforço e recursos na busca de novos clientes e ignoram os clientes já
estabelecidos.

Minha dica: cuide bem do que é seu, ao invés de cobiçar a
vizinha. Se você não é fiel ao seu cliente, como pode desejar que ele seja fiel
a você?

Fábio Iwakura é
consultor empresarial, diretor da Inteligência Consultoria Empresarial e
docente dos cursos de graduação e pós-graduação. Contato:
[email protected]
/ (43) 8404-0482.