Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
A Pereira da Tia Miséria

A Pereira da Tia Miséria

Thursday, 19 de August de 2010
Categoria:

O Núcleo Ás de Paus desenvolve há quatro anos sua pesquisa na teatralidade, utilizando-se de recursos de prolongamento do corpo como: pernas de pau, muletas, bastões, tecidos. Seu trabalho busca também o contato com a musicalidade cênica, canto e manipulação de bonecos.

As experiências adquiridas nesse período foram o subsídio para a criação do seu primeiro espetáculo ?A Pereira da Tia Miséria?, contemplado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura-PROMIC, que patrocina montagem e circulação do mesmo na cidade de Londrina durante o ano de 2010. 

O Ás de Paus optou para esta montagem a linguagem popular, que dialoga diretamente com o foco de sua pesquisa. Além da perna de pau, utiliza-se também de outros recursos de linguagem popular, como música, manipulação de bonecos, texto em rima, entre outros, tendo a rua como espaço cênico com o objetivo de proporcionar maior compreensão sobre temas de relevância universal, como por exemplo a fome, a miséria e a importância da morte.

Apesar de serem assuntos considerados fortes, são abordados em linguagem poética e filosófica, levando o público à reflexão.

Cultura popular

Assim como na antiga Europa pastores de ovelhas se erguiam sobre pernas-de-pau para ver mais amplamente seu rebanho, o Núcleo Ás de Paus desenvolve sua teatralidade a partir de pesquisas em pernas-de-pau. A identificação do grupo com a linguagem popular vem da tradição do uso de pernas-de-pau em festejos e brincadeiras de rua e da possibilidade de, através do estranhamento causado pela dimensão das personagens, levar o teatro a diversos públicos como instrumento de reflexão.

O espetáculo ?A Pereira da Tia Miséria?, inspirado no conto homônimo de tradição popular espanhola, traduzido para o português por Yara Camillo no livro ?Contos populares espanhóis?, reúne questões como a da miséria, que parece imortal, da fome que dela provém, da morte que apesar de temida se faz importante para a própria vida e do sacrifício e a recompensa da bondade.

O espetáculo 

A Fome personificou-se em uma criança nascida da Miséria que todas as pessoas temem, separou-se de sua mãe e, desde então, percorre o mundo, trazendo o sofrimento a todos. O ser humano, naturalmente, conhece a Fome, porém é sempre preferível saciá-la e não imaginar o que pode acontecer se ela chegar a seu ponto extremo. 

A Morte tão temida por todos, é naturalmente a melhor saída para um mundo em que novas possibilidades não param de nascer. Tia Miséria, no dia em que deveria morrer, engana a Morte, que acaba ficando presa em sua árvore e, em um acordo feito diante do olhar de todos, Tia Miséria decide viver, ingenuamente procurando pelo seu filho para, só então, deixarem este lugar que nunca os quis.

Ficha Técnica 
Espetáculo: ?A Pereira da Tia Miséria?
Com Núcleo Ás de Paus 
Direção Coletiva
Dramaturgia: Luan Valero
 Design Gráfico: Arthur Duarte
Co ? produção: Produtora FUNCART 
Atores:  Bruna Stéphanie, Camila Feoli, Guilherme Kirchheim, Luan Valero, Rogério Costa e Thunay Tartari

Veja mais: Espetáculo A Pereira da Tia Miséria

Mais detalhes:

Espetáculo A Pereira da Tia Miséria Dia da estréia: 21/08 (sábado) Horário: 11h Local: no Calçadão de Londrina (em frente ao Banco do Brasil) Contato: 33230945 // 91020955 E-mail: nú[email protected] Site: www.nucleoasdepaus.blogspot.com