Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias

A caminhada da construção da carreira profissional

quinta, 21 de maio de 2015
Categoria: noticia

Ter uma carreira promissora faz parte do sonho da maioria das pessoas, que almejam: segurança; prestígio; poder e reconhecimento, dentre outras necessidades humanas.

O início da vida profissional costuma acontecer de forma pouco planejada, uma vez que os jovens buscam um espaço no mercado de trabalho, muitas vezes sem clareza sobre suas principais aptidões e possibilidades. Anseiam por um emprego e as benesses que ele lhes proporcionará, e muitos desejos de empreender, geralmente,  se incluem em uma organização. Isso por que, necessitam vivenciar  a realidade do mercado e seus grandes ensinamentos, antes de perseguirem seus sonhos de uma carreira que lhes ofereça maior autonomia e independência.

Na verdade, o mundo do trabalho oferece uma experiência bastante complexa. Os inúmeros desafios propostos soam como alavancas de desenvolvimento para aqueles que buscam expressar suas potencialidades, talentos e valores pessoais, experimentando dessa forma, a vivência da missão da carreira, que se traduz por uma escolha mais consciente e planejada.

Aquele que se tornou mais atento costuma indagar sobre seus sonhos, qualidades e missão, refletindo sobre como o seu trabalho lhe proporcionará essas realizações, e qual legado gostaria de deixar. Essas questões funcionam como um mapa de orientação para um cenário futuro.

O desenvolvimento das inúmeras capacidades acontece na base da construção de pedra sobre pedra, e contempla a desconstrução de certos jeitos de pensar  e de se comportar, incluindo a criação de alternativas e de solução dos problemas do mundo do trabalho, ao explorar criativas possibilidades de ação.

Assim, diante da própria história pessoal, da trajetória profissional e das inovações tecnológicas, das exigências cada vez maiores do mercado de trabalho, espera-se que profissionais busquem  condições de fazer as escolhas mais adequadas. Isso é o que chamamos de desenvolvimento de carreira.

O Coaching de carreira é um apoio que proporciona uma escolha mais madura  e identificada com os sonhos; realizações e talentos do cliente, para que possa analisar as várias opções e aquela mais condizente com seus valores, estilo de vida atual, interesses e expertises, oferecendo-lhe apoio para sua decisão.

O que você pensa sobre o modo como conduz sua carreira profissional?


MC Consalter – Psicóloga Organizacional e Coach
Certificada em coaching pelo ICI (2013) 

Acesse para saber mais:
http://mcconsalter.wordpress.com/