Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Warta recebe a primeira edição do “Festa é Cultura” nos dias 11 e 12 de março

Warta recebe a primeira edição do “Festa é Cultura” nos dias 11 e 12 de março

quinta, 02 de março de 2023
Categoria


O evento tem o patrocínio do Promic e contará com apresentações artísticas gratuitas, comidas típicas e barracas de comerciantes locais

Faltam apenas 10 dias para a 1ª Festa Rural do Distrito da Warta, promovida pelo projeto “Festa É Cultura” da Associação de Arte e Cultura de Londrina (CORRE). O evento, que será realizado nos dias 11 e 12 de março na Praça da Igreja Matriz de Warta, terá muita música e atrações artísticas gratuitas, além de diversas comidas típicas, barracas de comerciantes locais e um almoço rural muito caprichado em prol da Paróquia Santo Antônio. O “Festa É Cultura” conta com patrocínio da Secretaria de Cultura de Londrina (SMC), por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

De acordo com a coordenadora-geral do CORRE, Rose Andreia Castanho, o principal objetivo da festa é resgatar a tradição das festas rurais, divulgar e difundir a cultura dos distritos londrinenses. “Queremos que as festas do projeto ‘Festa É Cultura’ movimentem o turismo na região dos distritos e gere renda para essas comunidades, tudo isso apostando em cultura e entretenimento. Sabemos que muitas dessas pessoas não têm muito acesso a eventos culturais e nosso objetivo é atrair o olhar da comunidade londrinense para esses territórios, então acredito que esta será uma oportunidade ímpar para a população de Londrina”, contou.

No sábado (11), a partir das 16h, a programação do evento terá barracas de comidas típicas e de artesanatos dos comerciantes locais. As apresentações culturais e shows terão o grupo de samba “Doce Veneno” e moda de viola com o violeiro Fabiano Pereira Assis. Já no domingo (12), o almoço será na sede da Paróquia Santo Antônio, com música ao vivo. “As entradas no evento e as atrações culturais são completamente gratuitas, porém, o almoço rural no domingo será realizado pela comunidade da igreja e todo o valor arrecadado será revertido integralmente para ajudar na manutenção da paróquia. Por este motivo, estão sendo vendidos convites ao custo de R$ 50 por pessoa”, frisou Castanho.

O cardápio do almoço será tipicamente rural, com saladas diversas, arroz, feijão, mandioca cozida, coxa e sobrecoxa de frango assadas, costela e paleta suína assadas. As bebidas serão vendidas separadamente e crianças até 7 anos não pagam. Para comprar o ingresso, os interessados devem entrar em contato com a organização do evento através do WhatsApp (43) 9 9974-2082 e solicitar o convite. “Por termos um número limitado de vales, é melhor adquirir o mais rápido possível para não passar vontade depois, pois restam ainda 600 convites disponíveis para venda”, destacou a coordenadora.

Após o almoço rural, a partir das 15h, os shows culturais serão retomados, com apresentações do PS Brasil (danças urbanas) e da dupla Chico Viola e Denilson.

Como o evento é aberto a todos os públicos, haverá diversas atividades para a criançada. “Estamos montando um espaço para um cinema infantil, que ficará em funcionamento em determinados períodos do evento. Para este público, teremos também brinquedos infláveis, e ingressos estarão disponíveis para compra no local, podendo os pais e responsáveis escolher entre vouchers de 10 minutos ou para o evento inteiro. Vale ressaltar ainda que, em todos os dias, o palco também estará aberto para os shows de talentos locais, além de outras atividades culturais que acontecerão durante a festa”, destacou Castanho.

Roteiro – Além da Warta, o projeto “Festa É Cultura” também irá promover festas rurais nos distritos de Irerê, entre os dias 13 e 14 de maio, e de Maravilha, nos dias 10 e 11 de junho. Todos eles são organizados com o envolvimento da população local. “O patrocínio da Prefeitura, via Promic, é fundamental para que esse evento saia do papel, pois sabemos que essas comunidades possuem uma capacidade imensa de mobilização e engajamento e, muitas vezes, o que falta é incentivo. O Promic viabilizou tudo que não estava ao alcance dessa população, dando condições de promover uma festa com atrações artísticas, estrutura e segurança, não apenas para os moradores locais, mas para toda a população londrinense. Então, agradecemos à Secretaria Municipal de Cultura pelo Promic, por tornar possível toda essa estrutura de organização. Temos certeza de que todas as festas serão um sucesso”, finalizou Castanho.

Para outras informações sobre o projeto “Festa É Cultura”, acesse o site www.corre.org.br ou a página oficial da festa no Instagram @festaecultura.

Fonte: N.Com