Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
9 curiosidades que você não sabe sobre os dentes

9 curiosidades que você não sabe sobre os dentes

terça, 26 de abril de 2022
Categoria

Os dentes embora estejam escondidinhos ali dentro da boca, têm muita importância para o bom funcionamento de todo o corpo.

A boca é a porta de entrada do organismo, por ela passam todos os alimentos necessários ao funcionamento apropriado dele, por isso, é importante que sua saúde esteja sempre em dia e que todos conheçam os detalhes sobre a cavidade bucal para cuidados adequados.

Os dentes são muito importantes pois são responsáveis pela mastigação de tudo o que comemos, pela boa articulação das palavras que falamos e pela autoestima de qualquer ser humano.

Como os dentes se formam

Dentro do maxilar existem os germens dentários, lá se inicia a formação das dentições, mas no caso dos dentes de leite, esse processo se inicia dentro do útero.

Quando o bebe nasce, grande parte dos germens dentários já tem suas coroas desenvolvidas, faltando somente a raiz para que o dente seja considerado completo. 

O primeiro dente de leite nasce por volta dos 6 meses de idade e até os 3 anos já podemos somar 20 dentinhos. Entre os 17 e 21 anos há a formação dos terceiros molares. Assim, com a dentição permanente definitiva, os 32 dentes.

Os dentes são feitos de diversos minerais, sendo os principais o cálcio e o fósforo. Por não conterem colágeno, como nos ossos, os dentes não são flexíveis tal qual os ossos.

A dentina é coberta pelo esmalte,que é o componente mais resistente  do corpo humano. E, quando um dente é quebrado, não há como regenerá-lo como é feito nos ossos.

Veja 9 curiosidades sobre os dentes

Cuidar bem dos dentes é fundamental para qualidade de vida e relacionamentos de qualquer pessoa. O que muitos não sabem é que eles escondem curiosidades incríveis. Conheça algumas:

  • São a parte mais dura do corpo;
  • São formados antes de nascermos;
  • Os de leite são dentes decíduos;
  • A polpa tem células-tronco;
  • A raiz do dente some;
  • Crianças têm 20 dentes;
  • Adultos têm 32 dentes;
  • Dentes não são ossos;
  • Crianças podem ter bruxismo.

 

Inclusive, o bruxismo é uma das doenças bucais mais comuns, atrás somente das cáries (das quais podem ser geradas após muito tempo rangendo os dentes, sem procurar tratamento). Sendo assim, vale a pena prestar atenção aos sintomas.

Cuidados essenciais com os dentes

Os cuidados com os dentes vão muito além de uma boa escovação. Até mesmo o estresse pode interferir na saúde da boca, já que ele é um dos responsáveis pelo bruxismo, uma condição que causa o desgaste dos dentes.

Alguns dos cuidados devem incluir:

  • Escovação após cada refeição;
  • Uso do fio dental;
  • Fazer bochecho;
  • Evitar fumar;
  • Evitar beber em excesso;
  • Evitar alimentos doces e ácidos;
  • Visitar o dentista;
  • Usar o creme dental correto.

 

As visitas ao dentista devem ser periódicas, entre períodos de pelo menos seis meses para check-ups.

Por que ter um plano odontológico

Para garantir que a saúde da boca esteja sempre em dia, muitas empresas resolveram colocar em suas listas de benefícios plano odontológico empresarial. Isso porque ele garante que tratamentos essenciais para a qualidade de vida chegue a todas as famílias.

Quanto mais valorizado um funcionário se sente, mais ele se dedica ao seu trabalho e honra o posto.

As empresas que se preocupam com a saúde de seus colaboradores tendem a atrair os melhores talentos do mercado, o que reflete no resultado final dos negócios.

Antes é preciso entender como funciona o plano odontologico da empresa, que não é algo complexo, já que existem órgãos reguladores garantindo os serviços obrigatórios que devem ser oferecidos desde um plano básico a um mais completo.

Esses serviços obrigatórios, normalmente vão de consultas agendadas, raio-x, limpeza, aparelho ortodôntico, até socorro emergencial 24 horas. Mas é importante verificar o que cada plano inclui.

Esses mesmos benefícios se estendem a empresas com um quadro menor de funcionários, é o plano odontologico pme, que garante a saúde bucal dos trabalhadores de empresas de pequeno porte também.

Já é provado que o absenteísmo é, na maioria dos casos, por problemas com a saúde bucal dos funcionários.

Um incômodo nos dentes, por menor que seja, é o suficiente para afetar a concentração e a qualidade do trabalho de qualquer pessoa, já que é uma região delicada e que exige cuidados.

As vantagens de um plano dental empresarial conseguem atrair os melhores candidatos, além de reter os funcionários, o que ajuda muito os recrutadores, pois muitas pessoas se interessam mais pelos benefícios oferecidos pela empresa, do que pelo próprio salário.

Se comparado ao convênio médico, o investimento em um plano odontológico empresarial costuma estar entre os mais baixos.

Um detalhe interessante é que a contratação de um plano dental para empresa não pesa no bolso da organização e pode ser deduzido na declaração do Imposto de Renda da companhia.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.