Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
8º Encontro de contadores de histórias de Londrina

8º Encontro de contadores de histórias de Londrina

sexta, 26 de outubro de 2018
Categoria

8º ECOH traz apresentações acessíveis em libras, show musical e importantes artistas do cenário regional e nacional

O 8º ECOH, o Encontro de Contadores de histórias de Londrina, acontecerá entre os dias 30 de outubro e 14 de novembro. Entre as muitas novidades desse ano estão as apresentações com tradução simultânea em libras, o show musical com o Violeiro Paulo Freire e o multi-instrumentista de Londrina André Siqueira e a realização de uma feirinha de economia solidária. Além disso, permanecem as tradicionais apresentações gratuitas, ações culturais, sociais e formativas.

Vem aí o 8º Encontro de contadores de histórias de Londrina

Violeiro Paulo Freire faz show musical ao lado de André Siqueira e apresenta um novo espetáculo sobre a viola e os causos do Sertão (Foto: Adriano Rosa)

A abertura oficial do Encontro de Contadores de História do festival fica por conta de uma apresentação muito especial com o violeiro Paulo Freire na Biblioteca Pública Municipal no dia 30 de outubro, às 19h30. Já conhecido do público londrinense, o artista vai trazer ao palco um pouco de seu aprendizado no sertão de Urucuia. A região, que inspirou o livro Guimarães Rosa, foi onde Paulo aprendeu os causos do sertão e toques da viola.

No dia seguinte, 31 de outubro, Paulo Freire, que também é escritor, compositor premiado por seus trabalhos ligados à cultura popular brasileira irá se encontrar com o criativo multi-instrumentista e compositor incansável de Londrina André Siqueira no Bar Valentino. O show musical é uma das novidades dessa edição do Encontro de Contadores de Histórias. O couvert artístico para o show é de R$20 e pode ser adquirido com antecedência na Loja Ciranda (Rua Pref. Hugo Cabral, 656) e na Vivah Farmácia de Manipulação (Rua Quintino Bocaiúva, 527).

Vem aí o 8º Encontro de contadores de histórias de Londrina

De Campina Grande, Paraíba, Simão Cunha traz a Londrina o espetáculo Mororó e a Vaquinha. (Foto: Isabelle Neri)

Outro destaque esse ano serão as apresentações com tradução simultânea em Libras, a linguagem brasileira dos sinais. A linguagem é um conjunto de formas gestuais utilizada por deficientes auditivos para a comunicação entre eles e outras pessoas, sejam elas surdas ou ouvintes.

Além de trazer artistas destacados no âmbito nacional e internacional para apresentações gratuitas na cidade de Londrina, o Encontro de Contadores de Histórias destina-se a um público diversificado, com atividades para crianças jovens e adultos. As apresentações do festival tem caráter descentralizado e acontecem em vários locais da cidade.

Para a coordenadora geral do ECOH, Claudia Silva, o encontro desse ano traz como conceito palavras como acessibilidade, empatia e diversidade. “Buscamos criar um espaço mágico de encontro e trocas, o ECOH é um convite para despertar novamente nossos sentidos.”, conclui.

O encontro também tem espaço para aqueles que buscam se aperfeiçoar ou aprender a contar histórias. As oficinas ofertadas são para iniciantes e profissionais, artistas, fãs e educadores. Devido às vagas limitadas, essas oficinas demandarão inscrição prévia através do email [email protected]. O valor da inscrição por oficina é de R$25 e poderá ser paga no dia da atividade.

As apresentações são gratuitas e ocorrem em diversos locais da cidade, como bibliotecas, centros culturais e escolas. Para as apresentações no SESI/AML, ingressos gratuitos podem ser retirados no local uma hora antes do início.

Esse ano, a ação cultural e social da Rua de Brincadeiras e Histórias ocorre na zona norte, na Vila Cultural Flapt. No dia 04 de novembro, a ação promoverá uma tarde repleta de arte e brincadeiras no Conjunto Habitacional Luiz de Sá.

O evento é realizado pelo Instituto Cidadania e conta com o patrocínio do PROMIC, o Programa Municipal de Incentivo à Cultura. Conta também com o apoio em sua realização do SESI, Loja Ciranda, Vivah Farmácia de Manipulação, MARL, Casa da Vila, Alma, Proex/UEL, Gráfica Oyama e Bar Valentino.

Fonte: Divulgação