Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Inscrições abertas para  5ª Conferência Municipal de Turismo

Inscrições abertas para 5ª Conferência Municipal de Turismo

Thursday, 04 de April de 2019

O Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) realiza, na próxima quinta-feira (11), a 5ª Conferência Municipal de Turismo de Londrina. O encontro, que deve reunir representantes de diversos setores da área na cidade, tanto do poder público como da sociedade civil organizada, é aberto a toda a comunidade e está com as inscrições abertas, até 9 de abril, na página inicial do site do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (CODEL) . As atividades vão ocorrer das 14 às 19 horas, na unidade do Sesc Londrina Cadeião, localizado na Rua Sergipe, 52, centro.

 

Durante a Conferência Municipal, serão debatidas e definidas diretrizes, com base na Política Nacional de Turismo para o Desenvolvimento do Turismo Local, dentro dos eixos Turismo e Cidades Inteligentes, Gastronomia, Turismo de Experiência, e Educação para o Turismo.

Inscrições abertas para 5ª Conferência Municipal de Turismo

Foto: Ilustração

Para abordar estes temas nas diretrizes, serão realizadas palestras e as pré-conferências, dentro da programação da 5ª Conferência Municipal de Turismo. No ato da inscrição, o participante deve selecionar o segmento onde se enquadra e optar por um dos temas. Nessas reuniões preparatórias, também serão apresentadas e avaliadas as experiências relativas às políticas públicas existentes no Município, com levantamento de propostas envolvendo ações governamentais e da sociedade civil, e que possam ser implementadas na cidade.

Na abertura do evento, haverá uma palestra com representante da Paraná Turismo (PRTUR), autarquia do governo estadual que visa desenvolver, de forma economicamente sustentável, o setor de turismo no Paraná, gerando empregos e desenvolvimento socioeconômico.  Dentre os palestrantes confirmados, estão a consultora do SEBRAE, Leda Terabe, que coordena o projeto de Turismo na região, para falar sobre Destinos Turísticos Inteligentes (DTI). O diretor-executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL) e consultor, Luciano Ferreira Bartolomeu, conduz palestra sobre A Gastronomia como parte da Economia Criativa.

Eleição – Dentro da 5ª Conferência Municipal de Turismo, haverá eleição dos novos membros do COMTUR, para a gestão 2019 – 2021. Somente os participantes inscritos como delegados terão direito ao voto, que irá escolher os representantes da sociedade civil. O Conselho é composto por 23 conselheiros mais suplentes, sendo 16 representantes da sociedade civil organizada, e sete do poder público municipal, definidos através de indicação.

Os segmentos com direito a eleger representante para o COMTUR são: instituições de ensino; instituições de Ensino Superior e Pesquisa (universidades públicas e privadas); trabalhadores de entidades de classe, conselhos regionais com sede em Londrina e associações de profissionais; instituições de ordem financeira; organizações civis comunitárias; associações civis legalmente constituídas; agências de serviço de apoio ao pequeno e médio empresário; instituições de Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e Industrial (SENAC/SENAI); e associações destinadas ao desenvolvimento do Turismo.

Fonte:Prefeitura de Londrina