Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Conheça os 5 esportes mais excêntricos já praticados no mundo Conheça os 5 esportes mais excêntricos já praticados no mundo

Conheça os 5 esportes mais excêntricos já praticados no mundo

Thursday, 21 de January de 2021
Categoria:

De provas imensas a misturas de mobilidades, todas essas disputas, apesar de estranhas, são ou já foram oficiais

A saúde está se tornando uma pauta cada vez mais frequente no dia a dia das pessoas, assim como a busca por um esporte que seja prazeroso e combine com a rotina de cada um. Mexer o corpo pode ir muito além das caminhadas na esteira ou dos exercícios de força na academia. Opções não faltam, e a lista a seguir, com os esportes mais diferenciados já disputados oficialmente, é uma prova disso.

Natação com obstáculos

Se não bastasse as diferentes modalidades de natação e tipos de nado, nos Jogos Olímpicos de Paris, em 1900, os nadadores tiveram o desafio de enfrentar obstáculos que exigiram deles muito mais do que um bom fôlego. Na prova, foi necessário saltar de um barco para outro, nadar por baixo deles e até mesmo escalar postes, algo completamente diferente do que costumamos acompanhar hoje em dia.

Sepak Takraw

Este esporte com nome difícil se originou bem longe do Brasil, na Ásia, mas tem praticantes habilidosos por aqui. No Sepak Takraw, misturam-se movimentos de vôlei, futevôlei e artes marciais, tudo com o objetivo de passar a bola pela rede de vôlei, mas sem usar as mãos, apenas tocando com os pés e as pernas. Apesar de pouco conhecido pelos brasileiros, o país já foi campeão quatro vezes da Copa do Rei (King’s Cup Sepaktakraw World Championship), realizada na Tailândia.

Doze horas de ciclismo

Resistência é uma das características que se destacam nos atletas olímpicos, em especial nos que participaram da primeira e única disputa de 12 horas de ciclismo, na Olimpíada de Atenas, em 1986. A prova começou com sete dos melhores ciclistas da época, mas chegou ao fim com apenas dois deles, sendo Adolf Schmal, da Áustria, o ganhador.

Hóquei subaquático

O esporte conhecido por sua modalidade no gelo ganhou uma versão inusitada em 1954, quando ingleses decidiram substituir os grandes equipamentos de proteção por roupas de banho e jogar hóquei debaixo da água.  Nessa versão, os tacos são bem menores, quase do tamanho da mão dos jogadores, e os participantes devem ficar submersos para empurrar os discos com esses esquipamentos de plástico ou madeira, podendo voltar à superfície para respirar quando acharem necessário.

Tiro ao pombo

Esportes de tiro são curiosos por utilizarem equipamentos diferentes, como armas de airsoft, além de adotarem estratégias diferentes que estimulam a adrenalina e a imaginação. Mas e atirar contra pombos? Não parece estranho? Apesar de inusitado e muito criticado por machucar animais, esta modalidade foi praticada nos Jogos Olímpicos de 1908, 1912, 1920 e 1924. Depois disso, a modalidade ainda foi praticada, mas com pombos de argila, para preservar a vida dos pássaros reais.

Divulgação