Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
5 alimentos que são antidepressivos naturais

5 alimentos que são antidepressivos naturais

terça, 29 de março de 2016
Categoria

Aconselha-se a introdução na dieta diária de alguns destes alimentos, caso esteja desanimado

São cada vez mais frequentes os episódios depressivos em grande parte da população. Este tipo de problema tanto se pode dever a um fator genético, como ao meio social que rodeia a pessoa ou ao seu estado emocional.

Para combater esta doença cada vez mais comum, existe uma série de alimentos naturais que graças às suas propriedades podem ajudar a melhorar o seu estado anímico e a combater estados depressivos.

Nozes

As nozes são dos alimentos mais saudáveis que existem, pois podem fornecer grandes quantidades de ácidos gordos ômega 3 ao organismo. Estes ácidos são excelentes para combater a depressão e melhorar o estado anímico. Aconselha-se o consumo de um punhado de nozes por dia para poder beneficiar de todas as suas propriedades.

Arroz integral

O arroz integral é baixo em açúcar, para além de ser rico em fibras e em vitamina B. O consumo deste alimento atua como um antidepressivo natural devido ao seu baixo índice glicémico, o que ajuda a evitar mudanças contínuas de humor e a melhorar o estado anímico da pessoa.

Aveia

Trata-se de um dos alimentos mais recomendados para ajudar o estado anímico. Aconselha-se o seu consumo diário devido aos inúmeros nutrientes que contém. O consumo de aveia ajuda, entre outras coisas, a melhorar todo o processo digestivo e evita mudanças bruscas de humor, o torna este alimento perfeito para combater a depressão.

Chocolate negro

O chocolate negro é um dos melhores antidepressivos naturais que existem e é perfeito para ajudar a melhorar o estado anímico de qualquer um/a que se possa estar a sentir mais “em baixo”. Por ser um alimento rico em selénio, o consumo de chocolate negro ajuda a fortalecer a saúde do cérebro e a evitar as mudanças de humor demasiado bruscas. Segundo alguns estudos, um pedaço de chocolate negro (com pelo menos 70% de cacau) por dia é realmente benéfico para todo o organismo.

Peixes azuis também são antidepressivos naturais

Os peixes azuis são conhecidos pelo seu alto conteúdo em ácidos gordos do tipo ômega 3, que são realmente benéficos para a saúde de qualquer pessoa. O ômega 3 ajuda, entre outras coisas, a combater estados anímicos como o stress ou a ansiedade, pelo que se recomenda o consumo de determinados peixes, como por exemplo atum, salmão ou sardinhas.

Estes são 5 alimentos que graças às suas excelentes propriedades atuam como antidepressivos naturais. é por isso que se aconselha a introdução na dieta diária de alguns destes alimentos, caso esteja um pouco desanimado/a. Mas também não é preciso estar deprimido/a para consumir alimentos saudáveis, pois todos podemos beneficiar com o seu consumo. Comece já a cuidar melhor da sua saúde. Ela agradece.

Fonte: Rica Saúde/Paulo Rosa