Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
30º Festival de Música de Londrina

30º Festival de Música de Londrina

sexta, 09 de julho de 2010
Categoria: noticia

O Festival de Música de Londrina, uma realização do Governo do Paraná, Prefeitura do Município de Londrina, Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do Festival de Música de Londrina, na sua 30ª edição, mantém duas estruturas: pedagógica e artística – que se entrelaçam gerando novos valores e visões para a Criação, Vivência, Performance e a Educação Musical. Essas estruturas procuram privilegiar “todas as músicas” principalmente a música brasileira, mantendo sempre o alto nível de performance dos músicos convidados.



Programação pedagógica e artística

A programação pedagógica, com cursos ministrados por professores reconhecidos no Brasil e no exterior, propõe alternativas e novos direcionamentos para o fazer musical e para a educação musical, configurando-se num terreno de congraçamento estético e de diversidade cultural presentes na nossa contemporaneidade. A sistematização dos diversos módulos da estrutura pedagógica visa possibilitar a variedade e abrangência de experiências musicais, além de facilitar a organização e escolha dos cursos, procurando garantir resultados integrados.

A programação artística do Festival promoverá 80 concertos e será realizada nos mais diferentes espaços da cidade: teatros, shoppings, praças, igrejas, escolas, universidades, creches, asilos, penitenciárias, hospitais ,empresas e também nas cidades da região.

Durante o evento serão constituídos grupos de formação diversa: Banda Sinfônica, Big Band, Diva Jazz Orquestra (formação feminina), Orquestra Sinfônica, Coro Adulto, Juvenil, Infantil e Coral Jazz Cênico, Grupos de Música de Câmara, Ópera Studio, Grupos de Jazz, Grupos de MPB e montagem de espetáculos. 

Com este formato o Festival de Música oferece mais de 40 cursos distribuídos nos seguintes módulos: Práticas de Conjunto, Cursos de Regência, Cursos para Instrumentos e Voz, Cursos de Estruturação Musical, Cursos de Música Popular, Cursos para Crianças, Cursos de Música e Tecnologia, Masterclasses e Cursos Especiais.

No 30º Festival de Música de Londrina serão realizados:

4º Concurso Nacional de Música de Câmara 

16º Simpósio Paranaense de Educação Musical – Tema: “Educação Musical na escola: da proposição à ação”  

1º Encontro Paranaense de Composição Musical – Tema: ?Rumos da Criação Musical Paranaense?

Será realizado o espetáculo cênico musical “Ich Liebe Dich” ? “O Romantismo como Destino” baseado nas cartas e música do casal mais expressivo do romantismo alemão: Robert e Clara Schumann.

O 30º Festival de Música de Londrina receberá artistas internacionais convidados: Maestro Daisuke Soga (Japão), pianista Julija Botchkovskaia (Rússia), Regente Coral Maria Guinand (Venezuela) Vento Trio (USA) o Ensemble New Opera Hope (Alemanha), entre outros.. 

Por meio dos seus realizadores, o Festival investe no processo cultural de regionalização, levando música a várias cidades paranaenses.

Ao preservar e dar continuidade a este evento, as Instituições Promotoras reafirmam seu compromisso ético e político com a sociedade em que a valorização da cultura é fundamental.

São 30 anos de conteúdo consistente na programação pedagógica, 30 anos de alto nível na programação artística, 30 anos de ineditismo nos projetos apresentados, projetando Londrina no cenário musical nacional e internacional  e trazendo a nossa cidade mais de 1400 visitantes entre alunos, mestres e artistas, firmando o Festival como um dos mais importantes da região sul do Pais.

Veja também: 
Campanha “Adote um Músico”

Fonte: FML

Mais detalhes:

30º Festival de Música de Londrina Contato: 43 3371-6595 E-mail: [email protected] Endereço: Praça 1º de maio, nº 110 ? CEP: 86.010-120 ? Londrina/PR Site: www.fml.com.br