Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
2ª Semana Municipal da Alimentação

2ª Semana Municipal da Alimentação

quinta, 17 de outubro de 2019

Buscando fortalecer o trabalho da agricultura familiar e as organizações de agricultores e produtores rurais, assim como conscientizar a população sobre a importância da alimentação saudável, a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), deu início nesta quarta-feira (16) a 2ª Semana Municipal da Alimentação e às comemorações do Dia Mundial da Alimentação.

Foto: Vivian Honorato

A abertura oficial contou com a presença do prefeito Marcelo Belinati, que visitou as barracas dos agricultores familiares e das associações e cooperativas que estão expondo seus produtos, desde às 8 horas até às 18 horas, de hoje, no Centro Cívico de Londrina (em frente à entrada principal da Prefeitura). No local, a população encontra barracas com flores naturais, legumes, verduras, vegetais, ervas, especiarias, massas, pães e pastéis, ou seja, hortifrutis, produtos orgânicos, alimentos “in natura”, agroecológicos e de agroindústria.

Segundo Marcelo, valorizar os trabalhos executados pela agricultura familiar é uma das prioridades de sua gestão, por isso, vários investimentos têm sido feitos nessa área. “Esse espaço de divulgação no Paço Municipal, onde passam centenas de pessoas diariamente, abre lugar para os nossos produtores rurais mostrarem à população tudo aquilo que temos de bom, as técnicas avançadas que eles usam e a capacidade deles transformarem produtos em alimentos saudáveis”, disse.

O secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Ronaldo Deber Siena, lembrou também que as mercadorias comercializadas pela agricultura familiar vêm ao encontro dos objetivos da 2ª Semana Municipal da Alimentação, que são ofertar ações em prol da conscientização pela alimentação saudável e estimular o consumo de alimentos direto do produtor rural.

Foto: Vivian Honorato

“A Feira trouxe os produtores da agricultura familiar e produtores de flores. Com ela estamos mostrando o que eles estão fazendo no campo, de uma forma mais ampla, em um espaço onde a população pode ver mais de perto os produtos. Além disso, a feira abre a Semana Municipal da Alimentação, que terá oficinas, palestras, cursos e outras atividades, no decorrer dos próximos dias”, explicou Ronaldo.

A produtora de flores naturais no Distrito de Guaravera, Maria de Fátima Marcondes, foi umas das expositoras da Feira do Produtor Rural, no Centro Cívico. Ela explica que em Londrina e região, a produção de flores naturais ainda é pequena e encontra desafios para se manter. Um deles é a forte concorrência com os produtores de flores de Holambra, que é considerada a cidade com o maior centro de cultivo e comercialização de flores e plantas ornamentais do Brasil, e responde por cerca de metade das vendas do setor. A produtora está expondo o que cultiva, como a Boca-de-Leão e a Lisianthus, que são flores ornamentais delicadas, sofisticadas e que combinam com diversas ocasiões.

Avanços na agricultura – Durante atual gestão, a Prefeitura de Londrina tem incentivado e ajudado na criação da Feira de Orgânicos, que funciona aos sábados no Zerão, no Sacolão Popular que fica no antigo Mercado da Vila Casoni, na Feirinha do Distrito de Lerroville, onde abre espaço para as camponesas do assentamento Eli Vive e está investindo em acessibilidade para o homem e a mulher do campo que precisam entregar seus produtos. “Eu como homem do campo, agradeço muito ao prefeito Marcelo, pela visão dele e por focar um investimento maior na área rural de Londrina”, agradeceu o secretário da pasta.

Foto: Vivian Honorato

Outras ações – A SMAA também está com o cronograma cheio de atividades até a próxima quarta-feira (23). Amanhã (17), às 9 horas, terá a palestra “Produção de Orgânicos: seus benefícios para o produtor”, com o agrônomo, mestre em Entomologia, doutor em Ciências Biológicas, e professor da Universidade Estadual de Londrina, Maurício Ursi Venture, na Cooperativa Agricultura Familiar Integrada (COAFAS), que fica na Rua Caraíbas, 452.

Na sexta-feira (18), às 14 horas, será realizada a palestra “Biodiversidade na mesa: Uso das PANC’S”, com a nutricionista, mestre em Ciências da Educação, especialista em nutrição e metabolismo na prática clínica e em nutrição funcional, Kelly Franco de Lima. Ela estará na Prefeitura para conversar com os professores da Secretaria Municipal de Educação, que desenvolvem projetos com hortas escolares.

Às 15 horas, terá visita na Escola Municipal Maria Carmelita Vilela Magalhães, na Rua Maurício de Nassau, 329, no Jardim Mazzei, para os interessados conhecerem as práticas desenvolvidas na unidade escolar. Também haverá explicação sobre o minhocário com o engenheiro agrônomo da Prefeitura, Paulo Roberto Guilherme.

No sábado (19), das 8h às 12h, a população poderá aproveitar a Feira Orgânica Pública de Londrina no Zerão. Das 10h às 14h, terá a FEIRATEC, com a mostra de trabalhos, divulgação de cursos técnicos, degustação, atividades físicas, Feira de Agricultura Familiar, corte de cabelo, doação de sangue e sorteio de brindes. Na sede do Colégio Polivalente, que fica na Rua Figueira, 411, no Jardim Santa Rita. Os alunos do Colégio Polivalente também farão um evento cultural de orientação sobre a alimentação saudável durante o período matutino.

No domingo (20), às 9 horas, terá homenagem ao produtor rural na Feira do Produtor, que será realizada na Rua Benjamin Constant, em frente ao Museu Histórico Padre Carlos Weiss. Às 10h30, a homenagem será na Feira da Avenida Saul Elkind, zona norte.

Na segunda-feira (21), das 8h às 12h, o painel “Multifaces da Nutrição nas políticas Públicas de SAN” acontecerá na sede do SESC do Centro, para os estudantes de nutrição das faculdades de Londrina e os alunos do Colégio Polivalente. Na terça-feira (22), às 9 horas, o engenheiro agrônomo do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), Paulo Mirtvi, conversará com o público da Cooperativa COAFAS sobre o Mau Uso do Agrotóxico, na cooperativa.

Às 10 horas, terá a palestra “Câncer relacionado ao Trabalho, no Município de Londrina”, com a enfermeira e doutora em Saúde Pública, Renata Cristina Silva Baldo, e com a fisioterapeuta e mestre em Análise de Comportamento, Claudete Stabili Ribeiro Romaniszen. Os gestores do Compra Londrina continuarão com seus trabalhos de orientação. Às 14h, a “Oficina de Reaproveitamento de Alimentos”, com a economista doméstica, Maria Inez Passini Lima, no Centro De Convivência Da Pessoa Idosa da Região Leste (Rua Gabriel Matokanovic, 260, no Jardim da Luz).

Encerrando a semana municipal, na quarta-feira (23), às 16 horas, a economista doméstica, Maria Inez Passini Lima, ministrará a mesma oficina aos alunos e profissionais da Escola Municipal Nina Gardemann (Rua Dragen Feld, 73 no Jardim Tókio). A equipe do Restaurante Popular distribuirá folders com orientações nutricionais sobre obesidade, diabetes, hipertensão, dieta Detox e a importância da atividade físicas, para idosos, durante toda a semana. A semana é uma parceria entre diversas secretarias municipais, COAFAS, UEL, CONSEA, SESC, EMATER.

Dia Mundial da Alimentação – é celebrado anualmente em 16 de outubro com o objetivo de levantar a reflexão sobre a alimentação e a fome no planeta. O dia foi escolhido pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) em 1945, a fim de cobrar esforços internacionais para erradicação da fome, e reconhecer as iniciativas que têm dado certo. Estima-se que três quartos da população em situação de extrema pobreza baseiam sua subsistência na agricultura e outras atividades rurais.

Fonte: Prefeitura de Londrina