Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
23º Oktoberfest de Rolândia será de 8 a 17 de outubro

23º Oktoberfest de Rolândia será de 8 a 17 de outubro

segunda, 20 de setembro de 2010

Nas décadas de 30 e 40, a conhecida Companhia de Terras Norte do Paraná fundou a cidade de Rolândia, atraindo muitos imigrantes alemães em busca de terras férteis. A Oktoberfest mantém viva a lembrança e o ?folklore? desse povo que fez do Brasil sua terra natal. E nada mais apropriado do que ressaltar essa tradição de maneira festiva, alegre e aberta a todas as culturas e etnias. 

A 23º edição da Oktoberfest acontece entre os dias 8 e 17 de outubro de 2010, no Centro Esportivo Emilio Gomes da Vila Germânica de Rolândia ? PR. Em 2009, a Associação Comunitária Oktoberfest de Rolândia contabilizou mais de 42 mil visitantes, que consumiram 30,5 mil litros de chope e 6,3 mil pratos da cozinha típica alemã. Para 2010, a expectativa é de crescimento nos números.

Abertura

A abertura do evento será no dia 8, às 17 horas, com carreatas nas ruas centrais de Rolândia caracterizadas com referencias típicas da Alemanha. Também desfilarão a rainha e as princesas da Oktoberfest. Às 18 horas, a Oktoberfest abre os portões para os visitantes dando início à feira multisetorial, estandes de artesanatos, praça de alimentação e ao café colonial. 

Meia hora depois da abertura da festa, o Coreto do Centro Esportivo recebe a Banda Barril e às 19h30 acontece a simbólica sangria do primeiro barril de chope. Além da apresentação dos grupos folclóricos de dança Rotkappen e Weisser Schwan, a noite conta com show pirotécnico de queima de fogos às 20h15. 

Gastronomia

Um dos aspectos mais importantes de um país são suas tradições culinárias. Os pratos típicos da Bavária, que serão servidos no restaurante central com capacidade para cinco mil pessoas por dia, são o Eisbein (joelho de porco), Kassler (costelas suínas defumadas), Marreco  de forno e Wurst (salsichão). O restaurante também servirá Chuleta e Frango Assado como opções de comida brasileira e terá um espaço com inspiração alemã para lanches mais rápidos e práticos. E para acompanhar tudo isso, nada seria mais alemão do que uma boa caneca de chope. 

Para este ano o Restaurante Oktoberfest será ampliado e climatizado, oferecendo mais conforto. Nos finais de semana e feriado será aberto a partir das 11 horas para almoço e jantar e nos dias da semana a partir das 18 horas somente para jantar. A banda ?Meninos de Ouro? vai animar o local com músicas tipicamente alemãs durante almoço e jantar nos 10 dias do evento.

Além do restaurante central, o Café Colonial mostrará outra apetitosa tradição européia, com receitas alemãs de doces, bolos, tortas, bolachas, tábua de frios, geléias, patês, pães, bebidas e o famoso apfelstrudel com chantilly. A confeitaria será coordenada pela Associação Oktoberfest sob o comando de Célia Alves Thamm: ?Os alemães e descendentes cobram bastante a presença do Café; afinal, essa refeição à tarde faz parte da tradição e dos costumes deles?.

Novamente, o chope é um bom parceiro. Célia Alves recomenda a tábua de frios com um bom chope gelado, ?nada combina melhor?, garante ela.  

Concursos

A cultura de beber muita cerveja também é ligada aos campeonatos de quem bebe mais rápido grandes quantidades de chope. Em Rolândia, esse divertido concurso não poderia faltar: o Chopp de Metro será realizado em etapas eliminatórias separadas em masculino e feminino. A cada bateria, cinco participantes tomam 600 ml de chope sem derramar uma gota e quem beber em menor tempo se classifica para a final. O grande prêmio é um barril de 30 litros de chope, tanto para os homens, quanto para as mulheres.

Outro concurso será realizado no evento e não envolve bebida diretamente, mas sim força física e habilidades de serraria. No Concurso de Lenhador, duplas masculinas e femininas disputam para serrar o mais rápido possível uma tora de madeira com um traçador. Mas, os prêmios não serão toras, mas barris de 30 litros de chope. A competição também será organizada em etapas de cinco participantes.

Para participar é necessário fazer as inscrições uma hora antes de cada etapa, que acontecem nos dias 09, 10, 12 e 16 em diferentes horários da tarde. As inscrições não têm custos e nem limite de competidores. As finais dos concursos acontecem no domingo (17/10), sendo a dos lenhadores às 18 horas e a do Chopp em metro às 21 horas.

Para as crianças, a Oktoberfest prepara o Guaraná de Metro. Também organizada em baterias de cinco participantes, vence quem beber mais rápido 350 ml de guaraná. Além da divisão em meninos e meninas, as etapas são separadas entre faixas etárias de dois em dois anos (7 e 8, 9 e 10 e 11 e 12 anos). Haverá apenas um dia de eliminatória, terça-feira (12/10) às 16 horas e as inscrições devem ser feitas uma hora antes. A final ocorre no domingo (17/10) às 16 horas. Os arrotos e a diversão dos pequenos estão garantidos.

Supertanztreffen

No fim de semana dos dias 16 e 17, o grupo cultural Rotkappen convida a todos os grupos folcloristas a participarem do 4º Supertanzttreffen (super encontro dançante). No sábado as inscrições podem ser feitas até as 13 horas, para durante a tarde acontecer o desafio folclórico (4º Folkswettspiel) e à noite se prepararem para o baile e apresentações. No domingo, há a continuação do desafio e o encerramento oficial com a entrega da premiação. 

Feira Multisetorial

A Oktoberfest 2010 contará com uma feira multisetorial em todos os dias da festa. Empresários de diversos lugares, setores e tamanhos de negócio vão expor produtos para os visitantes que vão de artesanatos a roupas masculinas, femininas, bijuterias, utensílios e brinquedos. Entre os expositores está a Associação dos Artesãos e Artistas de Rolândia.

Fonte: CRCOM Comunicação Empresarial
 

Mais detalhes:

23º Oktoberfest de Rolândia Data: 8 a 17 de outubro de 2010 Local: Centro Esportivo Emilio Gomes da Vila Germânica de Rolândia ? PR
Aguarde, carregando...
carregando...