Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
20ª Expotécnica contou com mais de 2500 visitantes 20ª Expotécnica contou com mais de 2500 visitantes

20ª Expotécnica contou com mais de 2500 visitantes

Tuesday, 09 de July de 2013

Durante os dias 4 e 5 de julho, o município de Sabáudia recebeu a 20ª edição da Expotécnica, vitrine tecnologia ao ar livre realizada pelo Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), que expôs aos produtores diversas técnicas de plantio e cultivo, além de pesquisas e inovações voltadas para o campo.

A edição comemorativa teve como carro-chefe o tema ?20 anos inovando o meio rural?, motivo de comemoração devido aos avanços tecnológicos em sementes, variedades de cultivares, sistemas de manejo, máquinas e implementos, além de serviços e programas sociais, de financiamento e fomento voltados para a agricultura e para a pecuária que ocorreram nas duas últimas décadas.

O gerente regional do Emater de Apucarana, Geraldo Sincero Sobrinho, destacou o sistema de plantio direto como um dos aspectos mais importantes dessa evolução. ?Dá para ver o avanço que aconteceu nesse período e o fato mais significativo para a região de Apucarana é que hoje 100% dos grãos que são plantados por aqui são cultivados com o plantio direto?. As vantagens desse sistema é que não há tratamento do solo antes de se plantar, o que diminui o número de pragas e contribui para uma agricultura mais sustentável, com menor consumo de produtos químicos e menos impacto ambiental.

Para Luiz Marcelo Franzin, Coordenador Geral da Expotécnica 2013, as oficinas realizadas durante a feira deram espaço para a troca de informações entre produtores, parceiros técnicos e expositores. Elas puderam abordar temáticas em voga nas áreas de manejo integrado de pragas, mecanização da cafeicultura e até da saúde do produtor, com a oficina de doenças de pele, especialmente voltada para as mulheres do campo.

Divulgação