Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
20ª Expotécnica contou com mais de 2500 visitantes

20ª Expotécnica contou com mais de 2500 visitantes

terça, 09 de julho de 2013
Categoria: noticia

Durante os dias 4 e 5 de julho, o município de Sabáudia recebeu a 20ª edição da Expotécnica, vitrine tecnologia ao ar livre realizada pelo Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), que expôs aos produtores diversas técnicas de plantio e cultivo, além de pesquisas e inovações voltadas para o campo.

A edição comemorativa teve como carro-chefe o tema ?20 anos inovando o meio rural?, motivo de comemoração devido aos avanços tecnológicos em sementes, variedades de cultivares, sistemas de manejo, máquinas e implementos, além de serviços e programas sociais, de financiamento e fomento voltados para a agricultura e para a pecuária que ocorreram nas duas últimas décadas.

O gerente regional do Emater de Apucarana, Geraldo Sincero Sobrinho, destacou o sistema de plantio direto como um dos aspectos mais importantes dessa evolução. ?Dá para ver o avanço que aconteceu nesse período e o fato mais significativo para a região de Apucarana é que hoje 100% dos grãos que são plantados por aqui são cultivados com o plantio direto?. As vantagens desse sistema é que não há tratamento do solo antes de se plantar, o que diminui o número de pragas e contribui para uma agricultura mais sustentável, com menor consumo de produtos químicos e menos impacto ambiental.

Para Luiz Marcelo Franzin, Coordenador Geral da Expotécnica 2013, as oficinas realizadas durante a feira deram espaço para a troca de informações entre produtores, parceiros técnicos e expositores. Elas puderam abordar temáticas em voga nas áreas de manejo integrado de pragas, mecanização da cafeicultura e até da saúde do produtor, com a oficina de doenças de pele, especialmente voltada para as mulheres do campo.

Divulgação