Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias

Cerca de 150 atletas de Londrina disputam final A dos Jogos Escolares do Paraná

quinta, 01 de agosto de 2019

A fase final A dos Jogos Escolares do Paraná (JEP’s) começa nesta sexta-feira (2) em Foz do Iguaçu. O campeonato vai até o próximo sábado (10) para os estudantes de 15 a 17 anos, na fase final A. Londrina será representada por cerca de 150 atletas em 11 modalidades: atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, judô, luta olímpica, natação, voleibol, vôlei de praia e tênis de mesa.

A abertura dos jogos será realizada nesta sexta-feira (2), às 19h30, no Ginásio de Esportes Costa Cavalcanti, localizado na rua Lisboa, 500. O evento contará com a presença do campeão olímpico Emanuel Fernando Scheffer Rego. Natural de Curitiba, Emanuel faz parte da comissão de atletas do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). No vôlei de praia, foi ouro nas Olimpíadas de 2004, três vezes campeão mundial e dez vezes ouro no Circuito Mundial de Vôlei de Praia.

Cerca de 150 atletas de Londrina disputam final A dos Jogos Escolares do Paraná

Foto: Divulgação

As disputas da 66º edição dos JEPS começam neste sábado (3). Competem, nesta etapa, 784 estabelecimentos de ensino, 644 de escolas públicas e 140 de instituições privadas, somando 5.950 participantes, entre atletas, dirigentes e organizadores. Os jogos envolvem 15 modalidades, no regular: atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, skate, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez. As modalidades de luta olímpica e skate serão disputadas em ambas as categorias, 12 a 14 e 15 a 17 anos.

Na modalidade ACD, para atletas com deficiência, acima de 18 anos, serão disputadas 5 modalidades: atletismo, basquetebol, futsal, tênis de mesa e natação. A programação completa está disponível no site oficial dos Jogos Escolares (www.jogosescolares.pr.gov.br). Todas as competições são abertas ao público com entrada gratuita.

Segundo o assessor de Esporte e Eventos da FEL, Sandro Henrique Moreira, os JEP’s contribuem com a formação do esporte de base. “Londrina cada vez mais está aumentando o incentivo para promoção do esporte para crianças e jovens. Para 2020, queremos aumentar o número de participantes na fase municipal dos Jogos Escolares em 100%”, destacou.

Os vencedores representarão o Paraná nos Jogos Escolares da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil. São três etapas regionais entre os estados, destinadas a classificar as modalidades coletivas. Os campeões paranaenses disputam a regional com Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, de 2 a 6 de setembro, em Cascavel. Os classificados nas regionais competem na etapa nacional de 16 a 30 de novembro, em Blumenau, em Santa Catarina.

Os campeões na categoria ACD vão disputar as Paralimpíadas Escolares, organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, entre os dias 18 e 23 de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Os Jogos Escolares do Paraná são uma realização do Governo do Estado, por meio das Secretarias da Educação e do Esporte, em parceria com os municípios-sedes.

Fonte: Prefeitura de Londrina