Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
12ª Semana Municipal da Paz começa sábado

12ª Semana Municipal da Paz começa sábado

sexta, 21 de setembro de 2012
Categoria: noticia

O Conselho Municipal da Paz de Londrina (Compaz-Ld) e o Movimento pela Paz e Não-Violência Londrina Pazeando em parceria com entidades e empresas do município, vão realizar a partir sábado (22) a 12ª Semana Municipal da Paz. A programação vai envolver diversos eventos e manifestações simbólicas, de desejo de paz, incluindo, abraço grátis, lançamento do jogo Pazeando, a 4ª edição do Abraço no Lago, entre outros, em vários pontos da cidade. A Semana Municipal da Paz acontece até o dia 30 de setembro.

Para o presidente do Compaz, Luiz Carlos Galhardi, a 12ª Semana Municipal da Paz traz uma programação bem diversificada para o cidadão londrinense. ?São 18 eventos diferentes que acontecerão até o próximo dia 30, com atividades para todos os gostos. São 12 anos construindo uma cultura de paz na cidade, é uma grande história.?

Galhardi apontou  alguns destaques da programação. ?O Abraço no Lago cada ano reúne mais gente, esperamos cerca de seis mil pessoas de braços dados ao redor do lago. Um grande destaque deste ano é o lançamento de um jogo para o celular, que vai na contramão dos paradigmas de jogos, que sempre tem algum elemento de violência, o nosso promove a diversão, visa divertir sem violência e exclusão.?

No sábado (22), participantes da Semana da Paz, vão estar a partir das 9h na avenida Paraná (calçadão), distribuindo abraços grátis. Também no calçadão, às 9h, haverá o lançamento do jogo Pazeando. O entretenimento poderá ser baixado gratuitamente no celular através do Google player. O jogo é cooperativo e o jogador convida as pessoas a darem um ?abraço pela paz?, em torno de um lago.

No domingo (23) acontece a 12ª Caminhada pela Paz e Não Violência, a partir das 9h, no aterro do lago Igapó II, na avenida Maringá com a Professor Joaquim de Mattos Barreto. Na ocasião, a população vai se reunir cercando o lago de mãos dadas, fazendo um gesto simbólico de pedido de paz, conhecido como o Abraço no Lago.

Na segunda-feira(24), haverá às 14h, a entrega do 10ª livro Londrina Pazeando, no saguão da Prefeitura, localizada na avenida Duque de Caxias, 635. O livro contém textos de alunos, pais e professores de escolas municipais, estaduais e privadas retratando o 5º objetivo das propostas do milênio que é ?Melhorar a saúde das gestantes?.  As obras vão ser entregues para os 77 autores. Na solenidade, também vai haver o lançamento do cartão telefônico comemorativo da Semana da Paz, que é resultado de uma parceria do Compaz com a empresa de telefonia Sercomtel.

Ainda no dia 24, às 15h30, o Compaz em parceria com outras instituições de Londrina, incluindo a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), vai realizar um ato de apoio à campanha Pé na faixa, no Calçadão, com início na rua Prefeito Hugo Cabral e término na rua Minas Gerais. O principal objetivo é conscientizar os motoristas e pedestres, a fim de prevenir acidentes. A programação da Semana Nacional de Trânsito pode ser conferida no site.

Na terça-feira ( 25), a  Universidade Norte do Paraná (Unopar) sedia o quinto Fórum Estadual de Educação para a Paz. Editores, pauteiros e jornalistas vão participar do encontro, que acontece às 8h, cujo tema é Mídia Para Cultura de Paz. A reunião é aberta a todos os interessados. Toda a programação da 12ª edição da Semana Municipal da Paz pode ser conferida através do site.

Fonte: N.Com