Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Eventos esportivos valorizam cartão postal da cidade

Eventos esportivos valorizam cartão postal da cidade

sexta, 05 de abril de 2013

Realização da 1º Etapa do Campeonato Brasileiro Caiaque Pólo e do Pan-Americano evidenciam o potencial dos atletas londrinenses e da cidade

Após a confirmação da cidade como sede do próximo Campeonato Pan-Americano de Caiaque Pólo, que acontecerá entre os dias 07 a 09 de novembro, Londrina se prepara para receber também a primeira etapa do Campeonato Brasileiro, que acontecerá nos dias 20 e 21 de abril no Iate Clube. Os dois eventos serão realizados no lago Igapó, considerado por muitos o principal cartão postal de Londrina.

A expectativa com a realização dos eventos é alta, tanto para os praticantes quanto para as entidades e empresas envolvidas na captação e viabilização de ambos. O Pan-Americano acontece a cada dois anos e é considerado o torneio mais importante das Américas para a modalidade. A última edição, em 2011, aconteceu no estado do Texas e contou a presença de apenas três seleções – Brasil, Canadá e os anfitriões americanos.

Com objetivo de aumentar a visibilidade da modalidade e a adesão dos atletas ao torneio a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCA) tem demonstrado grande interesse em trazer o evento para o Brasil pela segunda vez, Brasília foi a primeira cidade brasileira a sediar a competição em 2005. O apoio da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCA) impulsionou o Londrina Convention & Visitors Bureau e a Seleção Londrinense de Caiaque Pólo a estruturar um projeto e dar início aos esforços para fazer de Londrina a sede do evento em 2013. A escolha da cidade foi confirmada em março. Além da seleção brasileira, outras seis seleções foram convidadas para o Pan-Americano em Londrina: Estados Unidos, Argentina, Paraguai, Colômbia, Costa Rica e Canadá.

Cientes da importância da realização de um evento esportivo deste porte na cidade, atletas, entidades e poder público tem se reunido frequentemente para discutir questões organizacionais com intuito de preparar Londrina para receber os eventos. A cidade já é conhecida dos adeptos da modalidade por ter um dos times mais vitoriosos da história do esporte no Brasil, foi oito vezes campeão nacional, conquistando a primeira colocação em eventos importantes como o último Pan em 2011 e o Mundial, realizado na Polônia ano passado. O time londrinense também teve três jogadores convocados para defender a Seleção Brasileira.

O comitê formado para viabilizar a realização dos eventos conta com representantes da Prefeitura Municipal de Londrina, Secretaria do Meio Ambiente, CODEL, Londrina Convention & Visitors Bureau, Iate Clube e atletas da equipe de Caiaque Pólo. O grupo tem discutido questões importantes sobre a infraestrutura da cidade e burocracias referentes à realização dos dois eventos. O objetivo das reuniões é se preparar da melhor maneira possível para receber a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Caiaque Pólo e a partir das avaliações do primeiro evento aprimorar-se para receber o Pan-Americano. Um esforço coletivo para evidenciar o potencial turístico e a beleza da cidade, aumentar a visibilidade do esporte e valorizar o talento dos atletas londrinenses.

Fonte: Imageria

Mais detalhes:

1º Etapa do Campeonato Brasileiro Caiaque Pólo Data: 20 e 21 de abril Local: Iate Clube de Londrina Informações: Londrina Convention & Visitors Bureuau Campeonato Pan-Americano de Caiaque Pólo Data: 07 a 09 de novembro Local: Iate Clube de Londrina Informações: Londrina Convention & Visitors Bureau