Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Rio Branco do Ivaí

Rio Branco do Ivaí

terça, 05 de janeiro de 2010
Categoria: anunciante

Tipicamente agrícola, Rio Branco do Ivaí ergueu-se pequenina e aconchegante no alto de uma colina. A colonização do território que compreende o atual município de Rio Branco do Ivaí acompanhou o desenvolvimento político e econômico de Ivaiporã do qual emancipou-se. De 1940 até 1960, o núcleo que deu origem a localidade de Rio Branco era conhecido por Arroio Bonito da Fazenda de Ubá. Com o aumento da população a Companhia Ubá, empresa que colonizou Ivaiporã e vasta região limítrofe destinou uma área para o loteamento do núcleo urbano.

São pioneiras as famílias de Estanislaw e Casemiro Rosvadoski, Ladislau Tebinka, José Fila, Pedro Starach, Nicolau e Miguel Verenka, João Rosvadoski, Demétrio Verenka, famílias Kossemba e Dolla. Também escreveram seu nome na história do lugar as famílias de Jaime de Paula, José Esteves da Silva, Geraldo F. Tostes, João Alves Ferreira, Antônio
José Assunção, Valdemar Talma, Valdir Daré, Jorge Lobo dos Santos, Alípio e Brás Bueno Camargo, José Camargo, João Ferreira, Pedro Azevedo, João Manoel da Cruz, Odílio J. da Silva, Luíz Garcia, Frederico de Nez, Edmundo Levandoski, Alcir Weelenski, Mário Cazão, Francisco de Oliveira, Mariano Chociai e outros.

O município de Rio Branco do Ivaí foi criado pela Lei Estadual n.º 11.257, de 21 de dezembro de 1995, com território desmembrado do município de Ivaiporã. A instalação deu-se a 1º de janeiro de 1997. Ariranha possui belezas naturais entre as quais se destacam: Cachoeira do Salto do Ariranha, quedas d’água dos rios Azul e Claro e seus principais rios são: rio Ivaí, Ariranha, Azul, Claro, Barraquinha e Riozinho.

São 12 comunidades em seu território, e pela religiosidade de seu povo elegeram nada mais do que 16 santos padroeiros, todos com suas festividades, o que faz de Rio Branco do Ivaí o Paraíso Ecológico da Fé. Sua área é de 290 km2, limita-se ao norte com Ivaiporã, ao sul com Manoel Ribas, a leste com Grandes Rios, Rio Branco do Ivaí e Cândido de Abreu. Pertence a região da AMUVI – Associação dos Municípios do Vale do Ivaí.