Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Sessão Kinopus n. 29 – Curtas Londrinenses Sessão Kinopus n. 29 – Curtas Londrinenses Sessão Kinopus n. 29 – Curtas Londrinenses

Sessão Kinopus n. 29 – Curtas Londrinenses

Monday, 04 de June de 2018
Categoria:
Data Início: Tuesday, 12 de June de 2018 às 19:30
Data Término: Tuesday, 12 de June de 2018 às 21:30

FILMES:

– Dona Vilma (2016, doc, 28 min), de Vanessa Santos de Oliveira

O filme conta a história de Vilma Santos de Oliveira, também conhecida como Yá Mukumby, passando por sua trajetória pessoal, política e religiosa, com destaque para sua participação na instauração do processo de cotas na Universidade Estadual de Londrina. A direção é de Vanessa Santos de Oliveira, filha de Dona Vilma. O curta foi produzido ao longo de aproximadamente dois anos. As entrevistas foram gravadas no segundo semestre de 2015 e a edição e a busca por materiais de arquivo consumiu quase todo o ano de 2016. A primeira exibição do documentário aconteceu no Dia da Consciência Negra, como parte da programação da 18ª Edição do Festival Kinoarte de Cinema em Londrina.

– A Última Dança (2014, fic, 10 min), de Eliete Vanzo

O filme conta a história de Ernesto (Apolo Theooro), um agricultor aposentado que é grande apreciador do ritmo envolvente e delicado da valsa, enquanto sua esposa, Tereza (Ciça Guirado), é uma dona de casa dedicada que sofre de um transtorno de personalidade. Filme produzido pelos alunos da Pós Graduação em Produção e Criação Audiovisual da Faculdade Pitágoras. Premiado como Melhor Curta (Júri oficial e Júri Popular) na Competitiva Londrinense do Festival Kinoarte de Cinema em 2014.

– Passo Cruzado (2018, fic, 12 min), de Vivian Campos

Durante uma noite de festa, o filme retrata as nuances do relacionamento entre mãe (Elivira Alegere) e filha (Raquel Santanna), semelhanças e contrastes entre duas gerações evidenciados através da história de duas mulheres que pretendiam se divertir juntas, mas acabam sendo levadas ao ápice de conflitos que extrapolam as paredes do salão. Filmado na cidade de Londrina em Novembro de 2017, uma coprodução dos alunos da Pós Graduação em Produção e Criação Audiovisual da Faculdade Pitágoras e da produtora NTV Cine Video. A equipe de alunos é composta por Aleksa Marques (direção de produção, montagem, som direto e fugurino), Alessandra Pajolla (assistente de direção e figurinista), Érica Paula Bolonhesi Tsukamoto (assistente de produção e arte), Igor Brandão (assistente de produção e arte), Kelly Teixeira (assistente de fotografia), Matheus Vilela (continuísta), Nilton Kenji Tanabe (diretor de fotografia),Tiago Jungo (assistente de som direto e produção), Tiago Silva (Diretor de arte e assistente de produção) e Vivian Campos (Roteiro e Direção). O processo foi supervisionado pelos professores Guilherme Peraro (pré-produção), Rodrigo Grota (roteiro, direção e montagem), Bruno Bérgamo (som direto), Camila Melara (arte), Otávio Santos (pós-produção de som), Anderson Craveiro (fotografia) e Maikon Nery (projeto gráfico). O personagens foram interpretados por Raquel Santana, Igor Silva, Elvira Alegre e Ju Gatez, entre outros, com participação especial e trilha sonora da Banda Sarará Criolo. O projeto contou com apoio do Valentino Bar, Bolos da Vovó Maria, Sanepar, M2 Mídia Urbana e Gráfica Pama. Agradecimentos especiais a Silvia Sitta, Valdomiro Chamé e Alessandra Pajolla (locações), Evelize Chaiben (maquiagem), Renata Cabrera (making of) e, sobretudo, a Otávio Pelisson, ator convidado para interpretar uma drag queen e hostilizado no trajeto para o set.

Local:

Nome: Centro Cultural Sesi/AML
Tels: (43) 3322-3231
Endereço: Rua Professor João Cândido, 130 - Centro, Londrina - PR - CEP: 86.010-001

Veja o mapa: