Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Semana Internacional da Difusão da Cultura Surda está com inscrições abertas

Semana Internacional da Difusão da Cultura Surda está com inscrições abertas

Wednesday, 15 de January de 2020
Categoria:
Data Início: Friday, 14 de February de 2020 às 09:00
Data Término: Friday, 14 de February de 2020 às 23:00

O Departamento de Educação, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), promove de 11 a 14 de fevereiro a 2ª Semana Internacional da Difusão da Cultura Surda (SIDCS). As inscrições estão abertas e podem ser feitas até dia 7 de fevereiro – AQUI.
Este ano, a SIDCS passa a ser internacional, devido à parceria estabelecida com a Gallaudet University (EUA), única universidade do mundo que desenvolve programas para pessoas surdas. O evento conta com a participação dos convidados Matthew Malzkuhn e Niesha Washington-Shepard, da instituição americana, por meio de videoconferência.
Para a coordenadora do evento, Cleusa Camargo de Oliveira, do Departamento de Educação, a expectativa é reunir um público maior que na edição anterior, devido à participação dos palestrantes de renome. A professora, que é surda e ministra a disciplina de LIBRAS em diversos cursos da Universidade – entre eles Pedagogia, Letras Vernáculas, Geografia e Artes Visuais – destaca que a Semana visa o fortalecimento da cultura e da Língua Brasileira de Sinais (LIBRA) e também do conhecimento para a comunidade surda, nos âmbitos local, regional e nacional.
“O objetivo do evento é dar oportunidade para os professores surdos se destacarem nos seus trabalhos através de apresentação de palestras, minicursos e trabalhos científicos, e também em atividades culturais e artísticos”, afirma Cleusa. A Semana ainda objetiva divulgar a LIBRAS.
Vale ressaltar que a programação conta com palestras dos professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Ronice Muller de Quadros, Rodrigo Rosso Marques e Karin Lilian Strobel, que serão ministradas no Anfiteatro do Centro de Estudos Sociais e Aplicados (CESA). A Semana Internacional conta ainda com minicursos e apresentação de trabalhos, com atividades no Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA). A programação já está definida e disponível – CONSULTE.
Mais informações no site da Semana Cultura Surda, ou na página do SIDCS.
Fonte: Agência UEL