Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Rubel em Londrina Rubel em Londrina Rubel em Londrina

Rubel em Londrina

Thursday, 29 de November de 2018
Categoria:
Data Início: Thursday, 29 de November de 2018 às 20:00
Data Término: Thursday, 29 de November de 2018 às 23:00

Dono de uma das melhores histórias recentes na música brasileira, Rubel viu sua carreira deslanchar graças ao boca a boca espontâneo da internet, sem a ajuda de padrinhos ou grandes gravadoras. O cantor e compositor do Rio de Janeiro, hoje com dois álbuns no currículo, tornou-se um dos mais requisitados da nova música brasileira, emplacando faixa em supersérie da Globo (Onde Nascem os Fortes), sendo executado nas rádios de maior prestígio e conquistando críticas positivas nos principais veículos do país.

Muito disso é por conta de uma base de fãs engajada, que criou laços a partir de canções delicadas, videoclipes emocionantes, e que acompanha o músico (e também roteirista e diretor, inclusive de seus próprios clipes) em cada novo voo estético. E quem assistiu ao vídeo de “Chiste” sabe que Rubel não voa baixo: ele é capaz de ousar musicalmente, ao propor uma fusão artística com Rincon Sapiência, e ainda sair dançando ao lado do MC como se não houvesse amanhã… Mas comecemos pelo ontem. Pearl, o disco de estreia, foi disponibilizado na internet de forma despretensiosa, em 2013. Suas sete faixas embebidas em MPB setentista e folk foram gravadas num estúdio caseiro em Austin, Texas, enquanto Rubel estudava cinema. Dois anos depois, Pearl ganhava um tamanho fora do comum para trabalhos do tipo, graças ao buzz nas redes. Foi quando o jovem músico formou uma grande banda para cair na estrada e promover o disco de verdade.

Os shows começaram a lotar em várias capitais, incluindo uma passagem marcante em São Paulo, quando Rubel foi indicado pelo lendário produtor Carlos Eduardo Miranda (1962-2018) para se apresentar na série Prata da Casa, do SESC Pompeia. Na sequência, veio o clipe de “Quando Bate Aquela Saudade”, que computa mais de 20 milhões de visualizações desde que foi postado no YouTube. Os quase sete minutos da obra elevaram ainda mais a reputação de Rubel e ampliaram sua audiência expressivamente. Tanto que ele acabou vencendo o edital Natura Musical pelo voto popular no ano seguinte. Esse prêmio foi muito importante para que Rubel gravasse o sucessor de Pearl com todas as ideias que tinha em mente. E eram ideias bem ambiciosas. Casas, lançado no começo de 2018, trouxe um artista ainda muito conectado com a música popular brasileira (e até flertando com o samba), mas sem medo de incursões pelo universo do hip hop e do R&B moderno. Após meses aprendendo a lidar com uma MPC, Rubel sentiu-se confortável para inserir aquelas batidas em sua receita sonora. Foi além: convocou os rappers paulistanos Emicida e o já citado Rincon Sapiência para escrever faixas para o álbum. “Mantra” e “Chiste” exemplificam bem seu interesse pelos ambientes por onde caminham Frank Ocean, Chance The Rapper e outros MCs bons de ritmo e poesia.

O segundo álbum também incluiu uma música que os fãs já conheciam da turnê de Pearl: “Partilhar”, cuja performance voz e violão no Sofar Sounds virou a mais assistida da série, ultrapassando a marca de um milhão de plays. Por respeitar a semente plantada no disco de estreia e ainda oferecer novos caminhos sonoros, Casas vem tendo aceitação formidável. Óbvio que o Circo Voador (RJ), completamente abarrotado no encerramento da primeira turnê, lotou também no show do álbum novo – e o sucesso foi registrado numa resenha vibrante de Bernardo Araújo, em O Globo. Escudado por uma equipe que se esmera em compartilhar sua arte de maneira digna, Rubel segue com a agenda cheia (com direito a aparições nos prestigiados festivais MECA e Queremos!), novos clipes engatilhados (pelo menos mais quatro até o fim de 2018), e a base de fãs cada vez mais firme, forte e crescendo.

Discografia Pearl (2013) Casas (2018)

Formato: Voz & Violão Data: Quinta-Feira, 29 de novembro

Horário: 20h (abertura da casa às 19h)

Local: Teatro Mãe de Deus | Londrina /

PR Ingressos: R$ 60 (inteira) / R$ 30 (meia)

Online: https://maisshows.com/rubel-em-londrina

Aguarde, carregando...
carregando...