Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Pré-conferência para debater transparência e controle social Pré-conferência para debater transparência e controle social

Pré-conferência para debater transparência e controle social

Friday, 09 de June de 2017
Categoria:
Data Início: Saturday, 10 de June de 2017 às 08:00
Data Término: Saturday, 10 de June de 2017 às 23:59

Para debater com os cidadãos a necessidade de identificar e propor novas estratégias para uma gestão pública transparente e com ferramentas que deem suporte ao controle social, o município de Londrina realizará neste sábado (10), a partir das 8 horas, uma pré-conferência, no auditório do Serviço Social do Comércio (SESC-Centro), na Rua Fernando de Noronha, 264. 

A entrada é gratuita e aberta ao público, mas os interessados em apresentar propostas podem se inscrever no portal da Prefeitura (www.londrina.pr.gov.br) em um banner localizado na parte superior da página. Essa é a terceira e última pré-conferência a ser realizada em Londrina, sendo que os temas ali discutidos servirão de base para os debates na III Conferência Municipal de Transparência e Controle Social de Londrina. 

O objetivo é que os participantes avaliem a situação da política municipal referente à transparência e ao controle social, ajudem a fixar as diretrizes gerais da área para o biênio de 2017-2019, aprovem o regimento interno do conselho, auxiliem na publicidade das resoluções e que elejam os membros do Conselho Municipal de Transparência e Controle Social.

Para isso, os debates estarão vinculados a três eixos que são: Instrumentos de transparência e eficiência da gestão pública; Engajamento e capacitação da sociedade para o exercício do controle social – "Dos Protestos de rua para a sua efetivação" e Ações de prevenção e combate à corrupção. Por meio deles, é possível pensar alternativas que busquem a excelência na gestão pública, identificando as ações e estratégias que unam uma participação efetiva da sociedade civil na gestão dos bens e recursos públicos, e meios que facilitem o acesso à informação, cumprindo assim os princípios da administração pública.

Conferência – A III Conferência Municipal de Transparência e Controle Social de Londrina acontecerá no dia 1º de julho, no Sindicato do Comércio Varejista de Londrina (SINCOVAL), localizado na Rua Governador Parigot de Souza, 220, Jardim Petrópolis. Ela será presidida pela presidente do Conselho Municipal de Transparência e Controle Social de Londrina, Vera Lucia Tieko Suguihiro. Até 300 pessoas poderão participar devido ao espaço do auditório. 

A temática deste ano é “Em busca da excelência na gestão pública”. As pré-conferências e a conferência municipal seguem o preconizado na Lei Municipal nº 11.777, de 19 de dezembro de 2012 e são espaços de debate público sobre a situação política do País, Estado e Município. 
A organização cabe ao Conselho Municipal de Transparência e Controle Social de Londrina, que é um órgão colegiado, permanente e autônomo, de caráter consultivo, deliberativo, avaliador e fiscalizador da Política Municipal de Transparência e Controle Social na cidade de Londrina. 

Fonte: N.Com