Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Opressão de raça e gênero nas sociedades capitalistas. Opressão de raça e gênero nas sociedades capitalistas.

Opressão de raça e gênero nas sociedades capitalistas.

Thursday, 14 de November de 2019
Categoria:
Data Início: Saturday, 16 de November de 2019 às 16:00
Data Término: Saturday, 16 de November de 2019 às 20:00

Olá mulheres!

Traga um prato de doce ou salgado e venha compartilhar e participar da roda de conversa sobre opressão de raça e gênero nas sociedades capitalistas.

Teremos como base para o debate as teses 5 e 6 do livro Feminismo para os 99% de Cinzia Arruzza, Tithi Bhattacharya, Nancy Fraser.

Link para acesso ao livro:
https://drive.google.com/drive/folders/1G8YZ4IB_fLYii3EoNHuHKjbb_wBXe1gf

No livro as autoras apresenta que a reprodução social está sendo utilizada e extraída para gerar lucro, sem nenhum respeito à vida. Não é a toa que as sociedades capitalistas sempre instituíram uma divisão racial do trabalho reprodutivo, desde a época da escravidão e do colonialismo esse sistema sempre forçou mulheres racializadas a fornecer trabalho de graça ou a um custo muito baixo. A reprodução serviu como opressão para as mulheres, somos nós as responsáveis para cuidar da casa dos filhos.

A violência de gênero está enraizada na estrutura do sistema capitalista, essa violência de hoje reflete as contradições sociais da família e a vida pessoal. Na tese 6 as autoras apresenta que em momento de crise aumenta a violência de gênero “nesses momentos quando a ansiedade em relação a própria condição, à precariedade econômica e à incerteza política surge, também a ordem de gênero parece estremecer. Alguns homens sentem que as mulheres estão “fora de controle”

Junte se a nós! Venha construir a Resistência!