Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Oficina “Peregrinações Cantadas” Oficina “Peregrinações Cantadas”

Oficina “Peregrinações Cantadas”

Saturday, 23 de February de 2013
Categoria: agenda
Data Início: Saturday, 23 de February de 2013 às 00:00
Data Término: Sunday, 24 de February de 2013 às 23:59
A Fundação Cultura Artística de Londrina (Funcart) recebe, nos dias 23 e 24 de fevereiro, a oficina “Peregrinações Cantadas”, produzida pelo grupo de teatro “Núcleo Ás de Paus”. O grupo completa cinco anos em 2013 e irá promover uma série de espetáculos, além da oficina, ministrada pelo musicista Éric D’Ávila, que tem por objetivo integrar teatro e música.

Éric D’Ávila, que atualmente reside em São Paulo, é londrinense e foi professor da Escola Municipal de Teatro (EMT). Já realizou trabalhos com canto cênico em diversos estados brasileiros e também com grupos indígenas. Atualmente é responsável pela produção e concepção musical do grupo “Núcleo Ás de Paus”.

O coordenador da EMT, Silvio Ribeiro, destacou a importância da oficina e do trabalho do musicista. “Cada vez mais o ator precisa abrir campo para outras áreas, especialmente a música. O Éric D’Ávila iniciou seu trabalho aqui, percorreu o país e agora temos a oportunidade de ter esse trabalho ampliado, enriquecido e especialmente, feito por um londrinense”, destacou.

Nas oficinas, o musicista se inspira no método elaborado pelo suíço Émille Henri Jacques – Dalcroze, que consiste em educação musical integrada com exercícios corporais. São realizados relaxamento e aquecimento  vocais, definidos de acordo com o nível musical inicial e desenvolvimento de cada aluno. O repertório é variado.

Também são trabalhados todos os mecanismos envolvidos na produção vocal como postura, relaxamento, respiração, ressonância, timbre, extensão, afinação e projeção da voz. Os exercícios são coletivos.  A percepção musical é ampliada pela escuta de exemplos vocais e sonoros que mostram os modos de produção vocal relacionados com a acústica dos espaços.

Aguarde, carregando...
carregando...