Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Oficina “Corpo Meu” Oficina “Corpo Meu”

Oficina “Corpo Meu”

Monday, 27 de August de 2012
Categoria: agenda
Data Início: Monday, 27 de August de 2012 às 00:00
Data Término: Thursday, 30 de August de 2012 às 23:59
A oficina Corpo Meu ou Corpo Ancestral investiga uma espécie de herança presente em forças íntimas e naturais, que estão cravadas e latentes em nosso corpo, e que é revelada na investida na dança, na ação, na arte. Partimos da dança dos orixás, que tem como papel fundamental religar o homem a uma força divina, que promove uma compreensão e comunhão com a natureza, com a vida e seu vínculo ancestral. As danças mostram seu poder e suas histórias através dos movimentos, como também, trabalham os elementos vitais (água, fogo, terra, ar), e suas potências imagéticas através de códigos rítmicos, de fluidez, força e precisão.

A prática envolve princípios da polirritmia, do policentrismo, da repetição, dimensionalidade e aspecto holístico. As danças enfatizam toda ligação com o solo, sendo esta a raiz primordial da oficina. Apreender a força, e energia de suas estruturas, para então transformá-las, é redescobrir e acordar potencialidades que estão latentes em nosso corpo. Honrar o que somos e nos perceber como potência; a dança dos orixás nos revela que somos aqueles que caminharam antes de nós, e também, somos os que hoje caminham.

Currículo

Janaina Ribeiro, atriz e dançarina. Bacharel em interpretação teatral pela Universidade Estadual de Londrina (2006), e pós-graduada em Filosofia Moderna e Contemporânea (2008 pela mesma universidade). Tem como base o estudo de Antonin Artaud e o Butoh. Atualmente é integrante do bloco afro Ilú Obá de Min. Na dança fez aulas de Ballet clássico e contemporâneo, danças brasileiras e afro. Já participou de oficinas/ workshops ministrados por Augusto Omolú (Odin Teatret), Sergio Penna, Farm in the Cave (República Tcheca), Ricardo Pucetti (Lume), Maura Baiocchi, Wolfgang Pannek e Nourit Masson – Sékiné, Carlos Simioni (Lume), Tadashi Endo, Inês Marocco, Filipe Crawford, Roberta Carrieri (Odin Teatret), Christine Greiner, Jesser de Souza (Lume), Cristiane Paoli Quito, entre outros. Últimos espetáculos teatrais: A Idade da Ameixa, como assistente de direção e direção técnica, direção de Luiz Valcazaras. Sappho de Lesbos com direção de Patricia Aguille. Rit.U, direção de Wolfgang Pannek e Maura Baiocchi. Cortejo Báquico com direção de Vera Lúcia Pilchowski.

Carga Horária

A oficina terá um período de quatro (04) dias com quatro (04) horas à aula, totalizando dezesseis (16) horas.

Público Alvo

Atores, bailarinos, artistas com algum conhecimento em teatro e/ou dança.

Fonte: Casa de Cultura UEL

Aguarde, carregando...
carregando...