Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
O aroma e sabor do cafezinho na gastronomia do norte do Paraná O aroma e sabor do cafezinho na gastronomia do norte do Paraná

O aroma e sabor do cafezinho na gastronomia do norte do Paraná

Monday, 12 de August de 2013
Categoria: agenda
Data Início: Monday, 12 de August de 2013 às 00:00
Data Término: Saturday, 31 de August de 2013 às 23:59

De 12 a 31 de agosto, vários estabelecimentos vão mostrar – e explorar – os aromas e sabores do café na gastronomia. A abertura oficial do evento será na próxima segunda-feira, na Choperia Fábrica 1.

O Fest Café surgiu a partir da Rota do Café – roteiro turístico concebido pelo Sebrae/PR e parceiros, que conta com 34 atrativos em 10 municípios do norte paranaense – região que prosperou graças à cultura cafeeira, no século passado. Na ocasião, os participantes do 3º Fest Café farão uma degustação para o público, mostrando os pratos que serão oferecidos no período do Festival.
 
Para Sergio Ozorio, consultor do Sebrae/PR, a Rota do Café, além de resgatar as raízes do Norte do Paraná, mostra a história, a cultura e vem através do Festcafé inserir também a gastronomia.
 
Arnaldo Falanca, diretor-executivo da Abrasel, enfatiza que a expectativa em torno do Fest Café é motivar o setor da gastronomia a investir na utilização do grão em receitas diferenciadas, para que, num futuro próximo, o norte do Paraná se torne um destino gastronômico ancorado no produto.
 
“O café é um ícone na nossa região, que foi formada por diversas etnias. E os restaurantes dessas etnias podem trabalhar com o café, tornando o grão uma marca da gastronomia da região, já que não temos um prato típico. Goiás está fazendo o mesmo com o pequi (fruto do cerrado brasileiro, do qual se extrai azeite entre outras funcionalidades) e Curitiba, com o pinhão”, diz Arnaldo Falanca.

Cardápio

Em Londrina, participam do 3º Fest Café a Fábrica 1 (Chopp Golden Coffee), o Cedro Hotel (Petit gateau com café), o Scada Café (Café bombom), a Casa d´Itália (Pizza de chocolate preto e branco com creme de café), a Pizza Mais (Pizza de strogonoff de carne com café), o H2Chopp (Pernil de cordeiro ao molho de café), Bella Madre (Entrement de café), Varanda (Carré ao café indiano), o Casarão (Risoto de café Tio  João), o Recanto Dá Licença (Ravióli de banana com molho de café), a Freddo Gelateria (Gelatto all café com zabaione), o Duetto Café (Expresso especial de trufa francesa), a Cafeteria Café Dual (Dual da Rota) e o Armazém do Café (Bolo de café com chocolate).

Em Arapongas, os amantes do grão poderão experimentar os pratos especiais na Taberna Portuguesa (Toucinho do céu) e no Restaurante Massa Pura (Cafta bovina ao molho de café). Em Ibiporã, a Casa de Itália Pizzaria vai oferecer a pizza de chocolate com calda de café.

Aguarde, carregando...
carregando...