Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Nilson Monteiro lança “Mugido de Trem” em Londrina Nilson Monteiro lança “Mugido de Trem” em Londrina

Nilson Monteiro lança “Mugido de Trem” em Londrina

Friday, 23 de August de 2013
Categoria: agenda
Data: Friday, 23 de August de 2013

O livro é dividido em 57 fragmentos e cada capítulo funciona individualmente, o que faz com que possa ser lido como uma coletânea de contos, em cada um dos capítulos o leitor encontra um episódio.

São tramas de cidades pequenas, possivelmente do interior de São Paulo, de Minas ou do Paraná, onde o autor passou a maior parte de sua vida. Há relatos sobre conflito familiar, descoberta amorosa, perda da inocência, flerte com a tomada de posição política que a vida adulta exige, entre outras questões.

Monteiro publicou anteriormente livros de poesia (Simples), crônica (Pequena casa de jornal e Curitiba vista por pé vermelho), reportagem (Itaipu, a luz e Ferroeste, um novo rumo para o Paraná), biografia (Madeira de lei) e história (Pedaços de muita vida – a história de 122 anos da Associação Comercial do Paraná).
 
Nascido em Presidente Bernardes, no interior de São Paulo, Nilson Monteiro veio para o Paraná ainda criança, morando nas cidades de Curitiba, Maringá e Londrina. Recebeu os títulos de Cidadão Honorário de Londrina (1999), Curitiba (2000) e do Paraná (2012), este concedido pela Assembleia Legislativa do Estado.
 
Ao longo de seus 42 anos de jornalismo, Nilson Monteiro passou por alguns dos principais veículos de comunicação do país. Entre eles, os jornais Folha de Londrina, Panorama, Movimento, O Estado de S. Paulo e Gazeta Mercantil e revista IstoÉ.