Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Mostra Nacional de Artes Cênicas FILO 50 +1 Mostra Nacional de Artes Cênicas FILO 50 +1

Mostra Nacional de Artes Cênicas FILO 50 +1

Friday, 18 de October de 2019
Data Início: Thursday, 24 de October de 2019 às 20:00
Data Término: Tuesday, 05 de November de 2019 às 23:59

Começa no próximo dia 24, em Londrina, a Mostra Nacional de Artes Cênicas – FILO 2019, realizada pela Atrito Arte Artistas e Produtores Associados (AARPA), com patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC), e em parceria com a Palipalan Arte e Cultura e a Universidade Estadual de Londrina (UEL). A Mostra, que vai até o dia 5 de novembro, foi anunciada no encerramento da edição FILO 50 + 1 do Festival Internacional de Londrina, em setembro.

A venda de ingressos para esta etapa começa no sábado (19) pela internet, na plataforma Sympla, a partir do meio-dia. Na segunda-feira (21), será aberto um ponto de venda central na Loja Ciranda (Rua Prefeito Hugo Cabral, 656), que funciona de segunda a sexta, das 9 às 18 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas. Os ingressos custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada). Serão concedidos os benefícios previstos em legislação e também para apoiadores. A listagem está disponível no site www.filo.art.br .

Foto: Guto Muniz

A programação completa será apresentada até o final de semana, mas os organizadores já antecipam as atrações para que o público faça sua seleção. O espetáculo que abre a Mostra Nacional no dia 24 de outubro, às 20 horas, no Teatro Mãe de Deus, é “Refúgio”, do dramaturgo e diretor Alexandre Dal Farra, de São Paulo. A agenda nacional traz também a ColetivA Ocupação (SP), com ”Quando Quebra Queima”, e “Isto É Um Negro?”, do grupo EQuemÉGosta? (SP), dois trabalhos que vêm se destacando em festivais do Brasil e exterior; o grupo Cemitério de Automóveis (SP), do londrinense Mário Bortolotto, com “Birdland”; a Cia. Stavis-Damaceno (PR), com “Homem ao Vento” (Prêmio Shell de Melhor de Dramaturgia) e “Árvores Abatidas ou Para Luís Melo” (com Rosana Stavis); e o Grupo Galpão, que volta a Londrina com o elogiado espetáculo “Nós”.

De Londrina, foram convidados para compor a Mostra Nacional de Artes Cênicas – FILO neste período os trabalhos “Bizarria: Substantivo Feminino, Boa Postura”, do coletivo Nós Clandestinas; “Cantoras do Rádio”, com Silvia Borba; “Como Seria se Fosse”, da Cia. Teatro de Garagem; “Encontro de Gigantes”, do Núcleo Ás de Paus; “Mazelas”, da J.P. Produções; “Palhaçaria” e “Domador de Lhamas”, da Companhia CLAC; “Um Bourbon para Faulkner”, com Apolo Theodoro, Donizetti Buganza e Bruno Bazé; “Sarauzinho”, com a Cia. Cosmicômica e o ator Sérgio Mello, e o Pé de Samba com Roda de Samba do Sereno. Em dezembro, o Cirko Volonte também realiza uma apresentação e uma oficina na programação cultural de aniversário de Londrina.

“Buscamos compor a grade com espetáculos de linguagens, gêneros e estilos diferentes, e que trouxessem para a cena uma discussão sobre temas ligados ao atual momento do País, à vida do brasileiro, ao trabalho do artista nesse tempo de retrocessos e muitas lutas”, destaca Christine Vianna, diretora da Atrito Arte.

Além dos espetáculos – que incluem apresentações gratuitas e também para o público infantil, a Mostra Nacional de Artes Cênicas – FILO 50 + 1 terá oficinas e palestras na programação das Paralelas. A grade completa estará disponível no site www.filo.art.br.

Serviço:

Mostra Nacional de Artes Cênicas – Filo 50 + 1

De 24 de outubro a 5 de novembro

Patrocínio: Prefeitura Municipal de Londrina – Secretaria Municipal de Cultura – Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC)

Apoio: Ciranda, Crillon Palace Hotel, Midiograf , Rádio UEL FM, Sanepar, SESI Cultura, Teatro Mãe de Deus e Vila Cultural Cemitério de Automóveis

Realização: Atrito Arte Artistas e Produtores Associados, Palipalan Arte e Cultura e Universidade Estadual de Londrina (UEL)

PROGRAMAÇÃO DE ESPETÁCULOS

24 de outubro
REFÚGIO – Alexandre Dal Farra (São Paulo) – 20h – Teatro Mãe de Deus.

25 de outubro
BIZARRIA – SUBSTANTIVO FEMININO, BOA POSTURA – Nós Clandestinas (Londrina) – 20 horas – Divisão de Artes Cênicas | Casa de Cultura UEL.

26 de outubro
ÁRVORES ABATIDAS OU PARA LUÍS MELO – Cia. Stavis-Damaceno (Curitiba) – 19 horas – Divisão de Artes Cênicas | Casa de Cultura UEL.

27 de outubro
MAZELAS – J.P. Produções (Londrina) – 18 horas – Vila Cultural Cemitério de Automóveis.

HOMEM AO VENTO – Cia. Stavis-Damaceno (Curitiba) – 19h30 – Divisão de Artes Cênicas | Casa de Cultura UEL.

ENCONTRO DE GIGANTES – Núcleo Ás de Paus (Londrina) – 11h30 – Rua Saturnino de Brito (em frente ao n° 92) – Vila Marízia.

28 de outubro

MAZELAS – J.P. Produções (Londrina) – 20 horas – Vila Cultural Cemitério de Automóveis.

29 de outubro

UM BOURBON PARA FAULKNER – Independente (Londrina) – 19 horas – Centro Cultural SESI/AML

NA GAVETA DE BAIXO – Ana Karina Barbieri – 20h30 – Vila Cultural Cemitério de Automóveis.

30 de outubro
COMO SERIA SE FOSSE – Cia. Teatro de Garagem (Londrina) – 19 horas – Centro Cultural SESI/AML.

31 de outubro
DOMADORES DE LHAMAS – Companhia CLAC (Londrina) – 19 horas, no Centro Cultural SESI/AML.

ISTO É UM NEGRO? – EQuemÉGosta? (São Paulo) – 20h30 – Divisão de Artes Cênicas | Casa de Cultura UEL.

1 de novembro
QUANDO QUEBRA QUEIMA – ColetivA Ocupação (São Paulo) – 20 horas – Colégio Estadual Professora Adélia Dionísia Barbosa – Conjunto Parigot de Souza.

CANTORAS DO RÁDIO – Silvia Borba (Londrina) – 22 horas – Vila Cultural Cemitério de Automóveis.

2 de novembro
SARAUZINHO – Cia. Cosmicômica / Sérgio Mello (Londrina) – 17 horas – Vila Cultural Cemitério de Automóveis.

3 de novembro
PALHAÇARIA – Companhia CLAC (Londrina) – 11 horas – Feira livre da Avenida São Paulo.

PÉ DE SAMBA COM SAMBA DE RODA DO SERENO (Londrina) – 13 horas – Vila Cultural Cemitério de Automóveis (feijoada, a partir das 12h).

NÓS – Grupo Galpão (Belo Horizonte) – 20 horas – Teatro Mãe de Deus.

4 e 5 de novembro
BIRDLAND – Grupo de Teatro Cemitério de Automóveis (São Paulo) – 20 horas – Vila Cultural Cemitério de Automóveis.

Fonte: Prefeitura de Londrina