Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Mostra “Desejo e Reparação” no Museu de Arte de Londrina

Mostra “Desejo e Reparação” no Museu de Arte de Londrina

sábado, 13 de agosto de 2011
Categoria: agenda
Data Início: sábado, 13 de agosto de 2011 às 00:00
Data Término: sábado, 03 de setembro de 2011 às 23:59
O Museu de Arte de Londrina inaugura a Mostra “Desejo e Reparação”, do artista visual Rogério Ghomes. A exposição reúne  obras inéditas como as instalações “Dobras”, “Donde Estoy, Estoy a te Esperar” e “Voltando pra Casa”. A obra “Incrivel Como um Distúrbio Afeta a Credibilidade” pertencente à coleção de  Ron Dennis, chefe da Maclaren, também ficará exposta.
 
A diretora do Museu de Arte de Londrina, Sandra Jóia, destaca que a mostra “Desejo e Reparação” apresenta um caráter inovador. “Essa é uma mostra inédita e o museu mudou o seu layout para recebê-la. São obras gostosas de se ver e que vão chamar a atenção do público”, destacou.
 
Rogério Ghomes explicou que a mostra surgiu de um desejo de reparação com a cidade de Londrina e com o seu prédio do Museu de Arte, projetado para ser uma rodoviária. “Projetado para ser uma rodoviária e as paredes são de vidro. Esse é um museu sem paredes, mas eu aceitei o desafio de desenvolver um trabalho aqui. Assim surgiu, por exemplo, a instalação ‘Voltando para Casa’, que apresenta nove fotografias de aviões e traz essa energia de trânsito existente aqui”, disse.
 
“Essa é uma reparação com a cidade, as pessoas precisam olhar para esse prédio e eu, como artista, tenho que ocupá-lo”, enfatizou Ghomes.
 
O artista ainda explicou que a instalação “Donde Estoy, Estoy a te Esperar” apresenta 36 fotografias de bancos vazios em diversas cidades do mundo, como Londrina, Ponta Grossa, Rio de Janeiro, Buenos Aires, Londres e Madrid. Já a instalação “Dobras” expõe seis trabalhos gráficos, de tipografia e recortes, que trabalham com títulos de coleção de outros museus.
 
“A espera silenciosa por um encontro, um transitar solitário e o retorno para a casa, entremeados por vestígios de frases que atestam um certo deslocamento na forma de ver e estar no  mundo formam algumas das linhas de força da mostra”, disse Ghomes.
 
A mostra “Desejo e Reparação” foi contemplada  pelo Edital PROMIC  2011 – Programa Municipal de Incentivo à Cultura, concedido pela Secretaria de Cultura de Londrina.
 
Rogério Ghomes
 
Mestre em Design, docente do curso de Artes Visuais e coordenador de pós-graduação em Fotografia e Direção de Arte na UNOPAR, Rogério Ghomes expõe suas obras desde 1988. Elas integram coleções como: Pirelli, MASP, MAM SP, MAC-PR, Fundação Cultural de Curitiba, Coleção de Joaquim Paiva e Coleção McLaren de  Ron Dennis.

Fonte: N.com