Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Marcos Santos – Márcia e Celinho Marcos Santos – Márcia e Celinho

Marcos Santos – Márcia e Celinho

Tuesday, 06 de June de 2017
Data Início: Thursday, 08 de June de 2017 às 00:00
Data Término: Thursday, 08 de June de 2017 às 23:59

A partir das 22h
Área interna R$ 8,00
Área externa

Músico profissional londrinense multi-instrumentista e autodidata. Seu principal instrumento é o violão. Toca também baixo elétrico e um pouco de teclado.
Quando criança, tocava violão de ouvido e aprendeu os primeiros acordes com o pai. Mais tarde, recebeu as primeiras noções de teoria musical e piano com Maria Lucia Diniz e Mancy Maradei Silva.
Começou a tocar violão profissionalmente no final da década de 1970 na noite londrinense, acompanhando Lena Mariano, cantora e violonista. Foi Lena quem o incentivou, juntamente com a irmã Marcia Santos, também cantora, que logo se uniu a eles..
Participou do grupo “Paralelo”, ainda com Lena Mariano, a irmã Marcia Santos, o guitarrista Azael de Lima, Frank Ryan, de saudosa memória, entre outros.
Em meados da década de 1980, passou a tocar em Belo Horizonte, São Paulo, e outras cidades brasileiras, acompanhando cantores.
Em São Paulo, estudou harmonia tradicional, harmonia funcional, prática de coral e tocou com alguns bons músicos.
Na década de 1990, de volta a Londrina, estudou licenciatura em música na Universidade Estadual de Londrina. Também participou como instrumentista dos festivais de música desta cidade, nas oficinas de jazz e chorinho. Também continuou a se apresentar noutras cidades do estado do Paraná. Participou das primeiras apresentações da Big band de Londrina. Fez parte do grupo “Jazzmania”, juntamente com Paulo Wesley, Gilson corsaletti e Vitor Gorni.
No final dos anos 1990 e início de 2000, com o advento dos leitores de tela usados pelos deficientes visuais em computadores, começou a estudar os softwares de edição de áudio acessíveis para os cegos.
Trabalhou, nesse período, com as cantoras Neuza Pinhero, Sabrina Vargas, Lia Cordone, entre outras. Tocou em alguns projetos culturais, se apresentando com Neli Beloti, Édina Aguiar e sua irmã Marcia Santos. Tem tocado em grupos de samba e mpb com cantores como Artur Santana, Sílvia Borba e Gisele silva.
A partir da década de 2010, começou a trabalhar com instrumentistas como Bruno Cotrim, Dio Dias, Jairo Cavalcanti, etc., participando de grupos instrumentais de jazz como o “Aqui Jazz, e o “Trio de Hoje”, ainda em atividade.