Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Londrix – Festival Literário de Londrina 2011 Londrix – Festival Literário de Londrina 2011

Londrix – Festival Literário de Londrina 2011

Tuesday, 20 de September de 2011
Categoria: agenda
Data Início: Tuesday, 20 de September de 2011 às 00:00
Data Término: Saturday, 24 de September de 2011 às 23:59
Em sua sétima edição, o Festival Literário de Londrina acontece de 20 a 24 de setembro, reunindo convidados para discutir e pensar a literatura produzida hoje no Brasil. A programação 2011 vai trazer ao público debates, palestras, shows, lançamentos de livros, sessões de autógrafos e leituras
A abertura oficial do Festival Literário está marcada para o dia 20 de setembro (terça-feira), às 20h na Vila Cultural Cemitério de Automóveis, com lançamento de livros e o Show Poesia in Concert + convidados.
Convidados do Londrix 2011
Luiz Ruffato, Marcelo Coelho, Luana Vignon, Ademir Assunção, Fernando Morais, Teixeira Coelho, Estrela Ruiz Leminski, Carlos Henrique Schroeder, Ana Luisa Escorel, Karleno Bocarro, Rubens Pileggi, Luiz Simon, Frederico Fernandes, Anderson Craveiro, Luciano Paschoal, Márcio Américo, Mário Bortolotto, Rodrigo Garcia Lopes,  Luiz Felipe Leprevost, Wagner Munhê.
Atrações do Londrix 2011
A edição 2011 do Festival Literário de Londrina vai homenagear o pintor, desenhista, gravador e professor Paulo Menten, que morreu em maio, aos 83 anos. Na quarta-feira (21), o professor e pesquisador Carlos Okawati, o produtor Wagner Munhê, que dirigiu um documentário sobre Menten; e a artista plástica Dolores Branco, mulher e parceira de Menten, participam de uma mesa que vai discutir “A Poética de Paulo Menten”, com mediação de Fernando Martinez. Às 19h30, no Teatro Zaqueu de Melo. O documentário “Paulo Menten” será exibido às 22h30, no Café das Letras, na Vila Cultural Cemitério de Automóveis.
Outra homenagem é a exposição “Traços – Diário de Bordo Inseguro”, com ilustrações de vários artistas plásticos a partir de poesias de Paulo Menten, que ficarão expostas na Biblioteca Pública Municipal, na Vila Cultural Cemitério de Automóveis e também em algumas linhas de ônibus de Londrina.
Palestras e debates

Na quarta-feira, às 21 horas, no Zaqueu de Melo, o premiado escritor mineiro, radicado em São Paulo, Luiz Ruffato, vai falar sobre “O Cotidiano do Escritor”, com mediação do professor Luiz Carlos Simon, do Departamento de Letras da UEL.
Um bate-papo com lançamento de livros está marcado para quinta-feira, às 19h30, no Teatro Zaqueu de Melo, com os escritores Estrela Ruiz Leminski (PR), Rafael Moralez (SP), Luiz Felipe Leprevost (PR) e Karleno Bocarro (SP).
“Conexões: Cinema e Literatura” é o tema da mesa que vai reunir, também na quinta-feira, Rodrigo Grota, Márcio Américo e Luciano Pascoal, com mediação de Anderson Craveiro. Às 21 horas, no Teatro Zaqueu de Melo. Na sequência, o Café das Letras da Vila Cultural Cemitério de Automóveis vai exibir o filme “Daniel, o Capanga de Deus”, de João Reimão.
 
Na sexta-feira, às 19h30, no Teatro Zaqueu de Melo, o crítico, professor e escritor Teixeira Coelho, curador do Museu de Arte de São Paulo (MASP), que acaba de lançar o romance “O Homem que Vive – Uma Jornada Sentimental” (Editora Iluminuras), vai abordar o “Uma Jornada entre a Teoria e a Ficção”, com mediação de Valdir Grandini.
Às 21 horas, também no Teatro Zaqueu  de Melo, o escritor Fernando Morais (“A Ilha”, “Olga”, “Chatô, o Rei do Brasil”) vai falar sobre “Reportagens, Biografias e Outras Histórias”, com mediação do jornalista e músico Bernardo Pellegrini. Morais acaba de lançar o romance “Os Últimos Soldados da Guerra Fria”, pela Companhia das Letras.
O sábado, último dia do Festival Literário, reserva ao público três debates no Teatro Zaqueu de Melo. Às 17 horas, o cronista Paulo Briguet e o professor Luiz Carlos Simon falam sobre o tema “Crônica: Passado e Presente”, com mediação do jornalista Giovanni Nóbile Dias. Logo depois, às 18h30, o professor e escritor Frederico Fernandes, de Londrina, e o poeta, escritor, jornalista e letrista Ademir Assunção, de São Paulo, falam sobre “Poesia Oral Contemporânea”, com mediação do poeta e dramaturgo Maurício Arruda Mendonça. 
Para fechar o ciclo de debates, às 20 horas, uma conversa sobre “Memória e Ficção” com Marcelo Coelho, colunista da Folha de São Paulo e autor de vários ensaios, livros de ficção e infantis. A mediação é do escritor, compositor e músico Rodrigo Garcia Lopes.
Música e poesia
Tradicionalmente programadas na agenda do Festival Literário de Londrina, as apresentações de música e poesia marcam algumas noites do evento. Na quinta-feira, às 23h30, na Vila Cultural Cemitério de Automóveis, acontece o show Canções de Nós Mesmos, de Rodrigo Garcia Lopes. Em seguida, a banda Osso e Dente sobe ao palco. A atração de sexta-feira, às 23h30, no Cemitério de Automóveis é o show de música e poesia “Rebelião na Zona Fantasma”, com Ademir Assunção.
O encerramento do Festival Literário – Londrix 2011 acontece a partir das 23 horas do sábado, no Cemitério de Automóveis, com o show da banda Gangue de Ganso, além de apresentação de blues e poesia com Benditos Energúmenos e Encéfalos Acesos. 

Lançamentos

“O Pai, a Mãe e a Filha”, livro de Ana Luisa Scorel – Quarta-feira, 19 horas, na Biblioteca Pública Municipal.
“Pô”, livro de Fernando Martinez – Quarta-feira, às 22h30, no Café das Letras (Vila Cultural Cemitério de Automóveis).
“Fantasias para Quando Vier a Chuva”, livro de Samantha Abreu – Quinta-feira , 22h30, na Vila Cultural Cemitério de Automóveis (após exibição do filme “Daniel, o Capanga de Deus”)
“Cloro Sapiens – NOWHEREMAN”, livro do artista, professor e escritor Rubens Pillegi Sá) – Sexta-feira, às 22h30, no Café das Letras (Vila Cultural Cemitério de Automóveis).
“Os Tiros Vêm do Paraíso”, livro de Luana Vignon – Sexta-feira, às 22h30, no Café das Letras (Vila Cultural Cemitério de Automóveis).
Atividades variadas
Dia 21 – Leitura dramática “Incertezas”, com Teatro Kaos – Café das Letras (Vila Cultural Cemitério de Automóveis, a partir das 22h30).
Dia 23 – Contação de Histórias. Local: Presipe – Escola Adelina Castaldi Novaes, às 15h30.
Dia 23 – Exibição de curtas. No Café das Letras (Vila Cultural Cemitério de Automóveis, a partir das 22h30).
Dia 24 – Sarauzinho. Local: Ciranda – Música, Literatura e Brinquedos (Rua Jorge Velho, 48), às 10 horas.


Programação
– clique na imagem para ampliar: