Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Londrina sedia etapa regional do Fórum Paranaense de Acessibilidade

Londrina sedia etapa regional do Fórum Paranaense de Acessibilidade

Wednesday, 10 de July de 2013
Categoria: agenda
Data: Wednesday, 10 de July de 2013
O Evento é uma preparatória para o Seminário Internacional de Acessibilidade, a ser realizado dias 4 e 5 de agosto em Foz do Iguaçu. Promovido pelo CREA-PR, o evento de Londrina vai debater a realidade local no que se refere à acessibilidade.

“Sem dúvida, há muito o que melhorar e a realização do Fórum é uma oportunidade singular para se pensar e promover as adequações necessárias nas mais diversas frentes”, defende  o gerente regional do CREA, engenheiro eletricista Edgar Tsuzuki.

O Fórum pretende abordar os principais temas envolvendo a acessibilidade, como: legislação, normas, calçadas, arborização, novas tecnologias, inclusão e no ambiente de trabalho. A programação inclui palestra, às 20h, com o coordenador do Comitê de Acessibilidade do CREA-PR, Sergio Yamawaki, sobre “Inovações Tecnológicas para Acessibilidade”.  

O engenheiro civil da Secretaria Municipal de Obras, Sandro Nóbrega, abordará em seguida, às 20h30, o tema “Acessibilidade em Londrina”.

Para as 21h está previsto um debate, encerrando o evento.
 
Cultura da acessibilidade

O objetivo do Fórum Paranaense de Acessibilidade é disseminar a cultura da acessibilidade, trabalhando em conjunto com instituições que se preocupam com o tema
a fim de realizar uma grande discussão em todo o Estado.

Neste cenário, é preciso entender que a acessibilidade vai muito além de apenas construir rampas de acesso para cadeiras de rodas ou banheiros adaptados, mas trata-se de um conjunto de intervenções. “O que o CREA-PR pretende com o Fórum é unir poder público, associações de classe, ONG’s, universidades sindicatos e outros para realizar uma grande discussão.

E, acima de tudo, conscientizar as pessoas, empresas e instituições públicas para termos um País verdadeiramente acessível”, ressalta Tsuzuki.