Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Leitura literária para reencantamento da vida Leitura literária para reencantamento da vida

Leitura literária para reencantamento da vida

Wednesday, 03 de August de 2016
Categoria:
Data Início: Wednesday, 24 de August de 2016 às 19:30
Data Término: Wednesday, 24 de August de 2016 às 23:59

Horário: 19h30

Duração: 2 horas

Local: Sesc Cadeião Cultural  Rua Sergipe, 52

Contato: (43) 3572-7714 com Yuka ou 3572-7700

Público-alvo: professores, mediadores de leitura, bibliotecários e interessados.

Inscrições gratuitas no SAC do Sesc Cadeião Cultural – 3572-7700

Vagas limitadas. *Necessário possuir a credencial do Sesc.

Será emitido certificado de participação.

Formação continuada Clube de Leitura 2016. Tema do encontro: Leitura literária para reencantamento da vida

Aqui o olhar é para a leitura literária sob o ponto de vista do seu valor simbólico, que instrumentaliza o desenvolvimento do potencial humano, na medida em que amplia a consciência ética e estética do sujeito. A literatura pode nos ajudar na compreensão do nosso mundo interno. A literatura nos ensina a habitar poeticamente o mundo. (livro referência: A arte de contar histórias no século XXI – tradição e ciberespaço, Vozes, 4ª ed.)

 Cléo Busatto é uma contadora de histórias. Publicou seu primeiro livro Dorminhoco em 2002 e não parou mais. É autora de mais de 20 obras, entre literatura para crianças, teóricos sobre oralidade e CD-ROMs, que venderam em torno de 190 mil exemplares. Eles fazem parte de programas de leitura e catálogos internacionais. Colaboradora de jornais e revistas especializados.

Como narradora oral contou histórias para mais de 100 mil pessoas, no Brasil e exterior. Também produz e narra histórias no meio digital. Esta pesquisa que foi tema da sua dissertação de mestrado já originou 5 mídias.

Enquanto mediadora de projetos sobre oralidade, leitura e literatura formou mais de 50 mil pessoas, em oficinas e palestras. Cléo Busatto é Mestre em Teoria Literária, pela Universidade Federal de Santa Catarina e pesquisadora transdisciplinar, formada pelo Centro de Educação Transdisciplinar | SP.

Nos últimos 5 anos realizou em torno de 200 ações educativas-culturais em Secretarias de Educação, Cultura, unidades do SESC e outras instituições públicas e privadas de 120 municípios do Brasil e do exterior.

Suas recentes ações literárias foram a intervenção artística-literária Histórias da Cléo (2014) que contou com o incentivo da Caixa e contemplou gratuitamente 5.400 crianças da rede pública de Curitiba. No 1º semestre de 2016, o projeto Histórias da Cléo PR1 atenderá 20 municipios do Paraná através do edital Circula PR, com patrocínio da COPEL.

De Caso com a Palavra (2012-2013), com incentivo da Copel, projeto de mediação de leitura que formou 470 profissionais do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais PR e beneficiou 5.700 pessoas.

Para conhecer um pouco mais o trabalho de Cléo Busatto, acesse:

http://www.cleobusatto.com.br

www.facebook.com/cleo.busatto-escritor

www.youtube.com/user/clbprodu