Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
I Simpósio de Mídia e Imaginação na UEL

I Simpósio de Mídia e Imaginação na UEL

Thursday, 09 de August de 2012
Categoria: agenda
Data Início: Thursday, 09 de August de 2012 às 00:00
Data Término: Friday, 10 de August de 2012 às 23:59
O Programa de Mestrado em Comunicação da Universidade Estadual de Londrina organiza nos dias 09 e 10 de agosto o I Simpósio de Mídia e Imaginação, que acontecerá na sala 683, no Centro de Educação Comunicação e Artes, das 19h às 22h. O evento integra as atividades do grupo de pesquisa Imagem e Ideologia, coordenado pelo Professor Dr. Alberto Carlos Augusto Klein, que também coordena o simpósio.O público alvo são estudantes, pesquisadores e professores da área, mas o evento estará aberto também para os demais interessados.

O Simpósio Mídia e Imaginação pretende oferecer aos participantes a possibilidade de discutir e aperfeiçoar os conceitos e práticas relacionados à mídia e imaginação. Possibilitar, assim, a oportunidade inédita na região do diálogo entre pesquisadores da UEL e outras instituições de referência na pesquisa em comunicação. Outro propósito é oferecer aos participantes um evento que tente decifrar os limiares da imaginação simbólica dentro da construção cognitiva do conhecimento, reflexão fundamental em tempos de notável convivência midiática.

Mídia e Imaginação – Embora tenha historicamente se valido da imaginação, a universidade vê-se em sérias dificuldades para imaginar, principalmente no espectro de disciplinas que designamos como científicas. Esse impasse torna o pensamento científico da área da Comunicação um terreno movediço. É nas bordas do conhecimento que a imaginação simbólica vive, exigindo visibilidade e força epistemológica.

Semelhantemente, assistimos a uma virada tecnológica que se interpôs entre o mundo e o homem, não apenas como mediadora de informações, mas como lugar de vida e imaginário, relegando-nos a um cotidiano de imagens. É esta a única vida possível? Que outros mundos (utopias, heterotopias) se vislumbram? Pretendemos levantar e discutir estas e outras perguntas nesses dois dias de simpósio.


Fonte: GPImagem