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Hackathon Economia Criativa – Londrina 2019

Hackathon Economia Criativa – Londrina 2019

segunda, 02 de setembro de 2019
Categoria: agenda
Data Início: sexta, 13 de setembro de 2019 às 09:00
Data Término: domingo, 15 de setembro de 2019 às 19:00

O Hackathon Economia Criativa 2019 é uma iniciativa do APL Audiovisual de Londrina, APL de TIC, Sebrae-PR, Senai e Codel, alinhado com as estratégias do ECOTIC 2019, maior evento do setor de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) no Paraná. A proposta é desenvolver soluções práticas e aplicáveis, a partir do compartilhamento dos problemas da economia criativa com profissionais e estudantes de diferentes áreas (desenvolvimento, engenharias, empreendedorismo, design, comunicação, cultura, artes, dentre outros), para assim  desenvolver as ideias que surgirem, com auxílio de ferramentas de computação, aplicativos e equipamentos tecnológicos.

O desafio acontecerá de 13 a 15 de setembro no Sebrae Londrina – Av Santos Dumont, 1335.

O QUE É O HACKATHON?

O Hackathon é uma maratona que reúne hackers, programadores, desenvolvedores e inventores para criar projetos que transformem informações em soluções digitais, acessíveis a todos os cidadãos.
O Hackathon Economia Criativa 2019 objetiva que os participantes apresentem soluções para os desafios da economia criativa, levantados por profissionais e instituições do setor.
Os desafios serão apresentados aos participantes e interessados durante o evento de Lançamento, em 12 de agosto, às 19h00, no Sebrae Londrina.

QUEM PODE PARTICIPAR?

Pessoas de qualquer profissão ou habilidade, desde que saibam utilizar tecnologias para transformar informações de interesse público no setor da Economia Criativa. Todos os inscritos deverão ser brasileiros e, no momento da inscrição, ter idade igual ou superior a 16 anos. Menores de 18 anos devem apresentar no primeiro dia do evento de autorização dos responsáveis.
As vagas estão limitadas a 60 (sessenta) participantes.

COMO PARTICIPAR?

As inscrições podem ser feitas até às 23h59 do dia 06 de setembro.
O processo de inscrição é individual e se você já tem equipe, basta indicar isso no formulário informando o nome da sua equipe. Lembrando que é permitido no máximo 5 integrantes por equipe.
Recomendamos a inscrição de equipes já formadas. As equipes devem ter no mínimo três e no máximo cinco participantes, sendo recomendado que as equipes tenham ao menos um profissional ou estudante da área de desenvolvimento.
Interessados devem se inscrever diretamente na página oficial do evento.

PRÊMIOS!

Premiações em dinheiro para os três primeiros colocados:
1º Lugar – R$ 5.000,00 + ingressos no ECOTIC 2019
2º Lugar – R$ 3.000,00 + ingressos no ECOTIC 2019
3º Lugar – R$ 2.000,00 + ingressos no ECOTIC 2019

Premiações gerais (se estende a todas as equipes, conforme grau de interesse dos empreendedores e maturidade das soluções): Consultorias, mentorias, acesso a eventos e possibilidade de validação dos projetos nas instituições parceiras.

DESAFIOS:

1. Potencializar o acesso ao Patrimônio: Gastronômico; Cultural – Festivais; Arquitetônico;  Audiovisual
2. Uso da Gamificação, realidade aumentada e Inteligência Artificial para as Rotas Turísticas: Patrimônio, Gastronômica, Religiosa, Arquitetônica, Café.
3. Potencializar o uso do corredor Cultural
4. Ampliar o acesso ao material Audiovisual produzido localmente
5. Criar canal de acesso aos profissionais da Economia Criativa
6. Falta de comunicação entre projetos culturais e investidores

Live sobre os desafios será disponibilizada por aqui.

REGULAMENTO

As disposições a seguir visam regular a maratona denominada “Hackathon – Economia Criativa”, promovida sob a forma de desafio e organizada pela comissão organizadora, composta por membros do SEBRAE PR, APL Audiovisual de Londrina e Região, APL de TIC de Londrina e Região, Instituto de Desenvolvimento de Londrina (CODEL) e ECOTIC 2019, com o apoio de diversos parceiros. O Hackathon acontecerá no período de 13 a 15 de setembro de 2019, no Sebrae Londrina – Av. Santos Dumont, 1335.

1. DOS OBJETIVOS E DAS CARACTERÍSTICAS

1.1 O objetivo desta maratona é fomentar a pesquisa e experiências em inovação, por meio de experimentos ou projetos. Visa, ainda, compartilhar, apreender e ensinar conhecimento relacionado à inovação.
1.2 Objetivos específicos: desenvolver soluções criativas e inovadoras para a área da Economia Criativa, atendendo aos desafios específicos levantados pelo setor de Economia Criativa de Londrina e Região, e que refletem a realidade também de outras cidades do país.
1.3 O Hackathon visa o desenvolvimento de inovações e/ou tecnologias que poderão ser adotadas em toda cadeia produtiva do setor da Economia Criativa.
1.4 Sob a forma de desafio, a maratona tem caráter exclusivamente cultural, não estando sujeita, de forma alguma, a qualquer espécie de álea ou sorte, nos termos do artigo 3º, inciso II, da Lei n.º 5.768/71, bem como do artigo 30 do Decreto nº. 70.951/72.
1.5 A participação no Hackathon é voluntária através da adesão pela inscrição dos participantes, não sendo necessária a aquisição de qualquer produto, bem, direito ou serviço, sendo condicionado ao pagamento da taxa de inscrição pelos participantes.
1.6 Os participantes que não estiverem até às 19h30, do dia 13 de setembro no local do evento, serão automaticamente desclassificados.
1.7 O Hackathon terá um limite de 60 (sessenta) participantes. Portanto, as vagas e inscrições são limitadas.
1.8 A maratona contará com mentorias, apresentações, brainstorming e discussões com convidados da comissão organizadora.

2. DOS REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO

2.1 Podem participar do Hackathon todas as pessoas físicas habilitadas à prática de todos os atos da vida civil, nos termos do artigo 5º do Código Civil Brasileiro, a partir de 16 anos, que se inscreverem na forma estabelecida neste Regulamento, e desde que atendam, cumulativamente, aos seguintes requisitos:
I. Ter efetuado a inscrição na plataforma oficial do evento
II. No caso de menores de 18 anos, a participação só será liberada pela comissão organizadora mediante termo de responsabilidade dos pais, devidamente assinado. Disponível para download AQUI.
2.2 Todas as inovações e/ou tecnologias desenvolvidas devem ser originais.
2.3 As soluções apresentadas ao final do Hackathon deverão ter sido desenvolvidas inteiramente ou em partes durante a maratona e não devem ser cópias, em parte ou total, de outras soluções existentes no mercado.
2.4 Cada participante deverá trazer seus próprios equipamentos (laptop, tablet e outros) para desenvolver as soluções para a competição, sendo que será fornecida rede wi-fi e energia nos 3 (três) dias de evento pela organização.
2.5 Os participantes deverão usar o crachá fornecido no ato do credenciamento durante todo o período e, em todos os espaços em que serão realizados o hackathon.
2.6 As despesas dos participantes referentes a transporte, hospedagem, material de consumo e quaisquer outras necessárias para a participação deste evento serão de responsabilidade dos próprios participantes.
2.7 Pode-se usar bibliotecas/repositórios online.

3. DAS INSCRIÇÕES

3.1 A inscrição deverá ser realizada a partir da publicação deste regulamento até às 23h59 do dia 06 de setembro de 2019 ou até quando durarem as vagas disponíveis.
3.2 A inscrição deverá ser efetuada através da plataforma oficial do evento na atividade denominada “Hackathon Economia Criativa 2019”.
3.3 As inscrições devem ser realizadas de forma individual por cada participante.
3.4 Para se inscrever, o participante deve, necessariamente, descrever um breve currículo, para fins de aprovação da inscrição por parte da comissão organizadora.
3.5 As vagas estão limitadas a 60 (sessenta) participantes.
3.6 Serão aceitas equipes com no mínimo três e no máximo cinco participantes, sendo a formação sugerida: 1 empreendedor ou profissional da Economia Criativa, 1 designer e 3 profissionais da área de desenvolvimento. Recomenda-se a inscrição de equipes já formadas
3.7 É permitida a formação de equipes anteriormente à maratona. Para inscrição de candidatos com equipe já formada, é necessário informar, no ato da inscrição, o nome da equipe já existente, para que a comissão organizadora possa aprovar a formação da equipe.
3.8 Caberá à comissão organizadora aprovar qualquer composição de time.
3.9 As equipes somente poderão ter menos participantes, se aprovado pela comissão organizadora.
3.10 Não serão permitidas equipes com mais de 5 (cinco) participantes
3.11 No ato da inscrição, os participantes devem, necessariamente, fornecer o número de celular e o e-mail. Toda a comunicação para formação de equipes e orientações durante o evento se dará por meio de grupos via e-mail e/ou whatsapp.
3.12 A taxa de participação na maratona é de R$ 60,00 (reais) para participantes que se inscreverem sem equipe e de R$ 40 para participantes com equipes formadas. O valor da inscrição é individual.

4. DAS ORIENTAÇÕES AOS PARTICIPANTES

4.1 Será ofertada alimentação pela organização do evento durante o período da maratona, não havendo responsabilidades por restrições alimentares ou necessidades especiais individuais dos participantes.
4.2 As soluções propostas pelas equipes deverão estar prontas até às 15h do dia 15 de setembro.
4.3 A avaliação dos projetos será realizada no dia 15 de setembro de 2019 a partir das 15h.
4.4 Cada equipe terá o tempo total de 5 minutos para apresentar o projeto/protótipo final da solução e a banca avaliadora terá até 3 minutos para tirar suas dúvidas.
4.5 A premiação ocorrerá na sequência, após a banca avaliadora.

5. DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

5.1 A etapa de avaliação, a ser realizada pela Comissão de Avaliação e Julgamento, tem por objetivo verificar o atendimento aos requisitos estipulados para a participação, o preenchimento correto e completo da Inscrição, a demonstração da solução, bem como a aderência do Projeto aos objetivos do Regulamento e aos desafios propostos.
5.2 No dia 15 de setembro de 2019 (domingo) a tarde, ocorrerá a etapa final, na qual os jurados convidados pela comissão organizadora irão avaliar as soluções desenvolvidas pelas equipes.
5.3 Serão avaliados os seguintes itens: Solução desenvolvida – Apresentação/ Protótipo – Adequação da solução ao desafio proposto.

6. DOS PRÊMIOS

6.1 Os 3 (três) primeiros colocados receberão, respectivamente, os seguintes prêmios:
I. 1º. Lugar: R$ 5.000,00 (cinco mil reais) em dinheiro e ingressos para o ECOTIC 2019.
II. 2º. Lugar: R$ 3.000,00 (três mil reais) em dinheiro e ingressos para o ECOTIC 2019.
III. 3º. Lugar: R$ 2.000,00 (dois mil reais) em dinheiro e ingressos para o ECOTIC 2019.
6.1.1 Premiações adicionais poderão ocorrer a partir de empresas e instituições parceiras.
6.2 Os vencedores deverão entrar em contato com a comissão organizadora no prazo máximo de 01 (um) mês após a divulgação oficial do resultado, sob pena da perda automática do direito ao prêmio.
6.3 O prêmio oferecido é intransferível. A não aceitação pela equipe ganhadora de qualquer um dos prêmios, não dará direito, sob hipótese alguma, à transferência, substituição do prêmio ou sua conversão em dinheiro.

7. DAS POSSIBILIDADES NO PÓS HACKATHON

7.1 Todos os projetos resultantes deste hackathon poderão inscrever os projetos para validação em atores parceiros do ecossistema, como na aceleradora Hotmilk, da PUCPR, com possibilidade de investimentos.

8. DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO E JULGAMENTO

8.1 A Comissão de Avaliação do Hackathon será composta por convidados da organizadora a serem divulgados no dia do Evento, com qualificações e conhecimento para tal.
8.2 Todas as decisões da Comissão são soberanas, não cabendo, em qualquer etapa do Hackathon, seja durante a avaliação, seja na efetiva premiação, recursos ou impugnações por partes dos participantes.

9. PENALIDADES

9.1 Serão considerados nulos e ficarão imediatamente desclassificados e impedidos de concorrer e/ou receber os prêmios, os participantes que não atenderem todos os requisitos para participação ou alguma das condições descritas neste Regulamento, ou ainda, quando se verificar tentativa de fraude ou abuso.
9.2 Igualmente, serão automaticamente excluídos os participantes que tenham comportamento inadequado, tentarem burlar este Regulamento ou fornecerem qualquer tipo de informação inverídica, podendo ser responsabilizados pelo ato no âmbito da esfera civil e criminal.
9.3 A comissão organizadora reserva-se o direito de negar a participação de pessoas que violem direitos de propriedade intelectual e/ou copiem conteúdos dos quais não são proprietários.
9.4 A comissão organizadora, reserva-se ainda ao direito de recusar a participação de qualquer pessoa que não reúna os requisitos descritos neste Regulamento e que não cumpra com os termos de participação no Evento ou viole o espírito do Hackathon.

10. DAS DÚVIDAS

10.1 Eventuais dúvidas que possam surgir sobre o funcionamento do Hackathon e/ou sobre este Regulamento, podem ser enviadas à comissão organizadora diretamente pela página de inscrição do evento.

11. DOS DIREITOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL

11.1 O participante garante, no ato da inscrição neste Hackathon, a autoria do Projeto apresentado, e que o mesmo não infringe quaisquer direitos autorais de terceiros, bem como que possui todas as autorizações para divulgação do Projeto inscrito, sob pena de responder civil e criminalmente pelos prejuízos e/ou danos materiais e/ou morais que eventualmente venham a ser causados ao organizador e/ou terceiros lesados.
11.2 O participante garante, ainda, a integralidade pela originalidade do Projeto bem como, por conceitos ideológicos e pessoais que envolvam terceiros ou de outra ordem neles contidos.
11.3 Caso haja algum tipo de colaboração ou coautoria por parte de outra(s) pessoa(s), o participante, ao apresentar o Projeto, declara expressa ciência que é de sua responsabilidade a formalização da aceitação junto a elas, por meio da assinatura.
11.4 Sem prejuízo do disposto nas cláusulas anteriores, os participantes do Hackathon, incluindo os finalistas e vencedores, no ato da inscrição na maratona, assumem total e exclusiva responsabilidade pelo Projeto que será apresentado ao final do evento, por sua titularidade e originalidade, incluindo, sem limitação, responsabilidade por eventuais violações à intimidade, privacidade, honra e imagem de qualquer pessoa, a deveres de segredo, à propriedade industrial, direito autoral e/ou a respeito de todas e quaisquer eventuais reivindicações de terceiros que se sintam prejudicados, eximindo a comissão organizadora de qualquer responsabilidade relativamente a tais fatos, aspectos, direitos e/ou situações.
11.5 A comissão organizadora declara ciência expressa que, os direitos de autoria sobre os Projetos apresentados ao final da maratona pertencem e permanecerão pertencentes integralmente aos seus respectivos proprietários.
11.6 A comissão organizadora reserva-se o direito de utilizar os projetos apresentados pelos candidatos como ferramenta de difusão ou publicidade e propaganda.

12. CESSÃO DE DIREITO DE IMAGEM, VOZ E NOME

12.1 Os participantes, no ato da inscrição neste Hackathon, autorizam a utilização de modo gratuito, definitivo e irrevogável de seu nome e imagem, assim como o nome, imagem e características do Projeto apresentado, no todo ou em parte, em qualquer meio/veículo escolhido pela comissão organizadora, especialmente virtual a qualquer tempo e por período indeterminado, sem restrição de quantidade, qualidade e frequência, mesmo que para fins publicitários sem que isso lhe implique qualquer tipo de ônus e/ou contrapartida devida pela comissão organizadora.

13. DISPOSIÇÕES GERAIS

13.1      O presente Regulamento e este Hackathon  poderão ser alterados, suspensos ou cancelados, a qualquer tempo, comprometendo-se a comissão organizadora, desde já, a comunicar o novo Regulamento ou as novas condições do Hackathon ou, ainda, o seu cancelamento definitivo, se for o caso, sem que exista direito a qualquer indenização em favor dos participantes.
13.2      A organizadora não se responsabilizará por participações que não sejam computadas por problemas técnicos que ocorram na transmissão dos dados.
13.3      A responsabilidade da comissão organizadora em relação ao prêmio termina no momento em que forem entregues aos ganhadores.
13.4      A comissão organizadora não será responsável por problemas, falhas ou mau funcionamento técnico de qualquer tipo, em redes de computadores, servidores ou provedores, equipamentos de computadores, hardware ou software, nem por erro, interrupção, defeito, atraso ou falha em operações ou transmissões para o correto processamento de inscrições, incluindo, mas não se limitando, a transmissão imprecisa das inscrições ou de eventuais falhas em recebê-las, em razão de problemas técnicos, congestionamento na internet ou no site ligado ao Hackathon, vírus, queda de energia, falha de programação (bugs) ou violação por terceiros (hackers).
13.5      Eventuais tentativas por parte dos participantes de violar, de forma deliberada, algum dos sites da organizadora ou do Evento ou, ainda, de prejudicar o funcionamento legítimo do Hackathon, poderá constituir uma afronta às leis penais e civis, e poderá acarretar a devida responsabilização por danos e prejuízos que vier a causar.
13.6      Da mesma forma, a organizadora não se responsabiliza pela ocorrência de casos fortuitos ou de força maior que possam impedir a participação do interessado neste Hackathon e/ou Evento.
13.7      Eventuais despesas necessárias ao desenvolvimento e execução do Projeto, assim como, a inscrição deste no Hackathon e sua participação no Evento, mas não se limitando a estes, são de responsabilidade exclusiva do participante individualmente ou em equipe, ficando, a organizadora, eximida de qualquer dever, responsabilidade e/ou ônus.
13.8      A inscrição neste Hackathon implica na aceitação imediata, integral e automática de todas as cláusulas e condições previstas neste Regulamento, assim como, nas previstas no Regulamento geral do Evento.
13.9      Fica eleito o Foro de Londrina Paraná, com exclusão de qualquer outro por mais privilegiado que seja, para dirimir ou interpretar todas as presentes condições.

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