Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Figurino para a cena – Festival de Dança de Londrina Figurino para a cena – Festival de Dança de Londrina

Figurino para a cena – Festival de Dança de Londrina

Tuesday, 20 de September de 2016
Categoria:
Data Início: Monday, 03 de October de 2016 às 18:00
Data Término: Wednesday, 31 de December de 1969 às 21:00

Figurino para a cena com Cassio Brasil – São Paulo – SP

Dias: 3 a 7 de outubro (de segunda a sexta)

Horário: das 18 às 19h30

Local: Escola Municipal de Dança (Rua Senador Souza Naves, 2380)

Público-alvo: Público em geral, especialmente profissionais das artes cênicas, da moda, das artes plásticas e do design interessados na criação de figurinos

Capacidade: 20 vagas

Sobre Cassio Brasil

O premiado criador visual Cassio Brasil monta no Festival um ateliê de figurino direcionado a projetos de dança e do teatro. As aulas teóricas e práticas têm como objetivo investigar a poética da roupa que compõe a cena. Dentre os tópicos abordados, estão a anatomia humana, o desenho como representação de uma ideia plástica, os materiais e suas possíveis interferências na cena, o caimento e os tecidos. Na dança, uma das questões que se coloca é a necessidade de vestir o bailarino sem que o movimento seja encoberto. Cassio passa brevemente pela história da indumentária, a tradição do costume em cena, além do papel da roupa na história da arte e sua utilização como estímulo e referência no palco.

Cassio Brasil começou a carreira como ator, mas foi na criação de figurinos e cenários que se destacou como um dos mais expressivos profissionais da área. Atravessa  as linguagens do teatro, dança, ópera e cinema e já trabalhou com Jô Soares, Bete Coelho, Daniela Thomas, Walter Salles e Henrique Rodovalho. Traz no currículo prêmios como o Shell e o Prêmio Robert da Academia Dinamarquesa de Cinema.