
NY Lounge: Se não for pra causar, nem vem!
Peri-Peri-Periceta já ensinou, agora é tua vez! 🎶 Se tu não gosta de pop e...
Neste sábado, 18, a partir das 20h, o Espaço Cultural Semente receberá, pela primeira vez em Londrina, a festa carioca La Cumbia. Dedicada principalmente à Cumbia, ritmo de origem africana com influências latina e espanhola, a festa reúne a dança e a música dos países caribenhos e transpira o clima dos bailes calientes que marcam as noites do lado de baixo do Equador.
A Cumbia, ritmo afro-latino, nasceu na Guiné Equatorial e foi levada para o Caribe e Colômbia pelos africanos durante o século 17. O contato com os nativos latino-americanos e com os espanhóis influenciou e adicionou temperos ao ritmo, que se desenvolveu e é considerado hoje um dos marcos da expressão africana na América.
Por ter nascido no seio da comunidade negra colombiana, a Cumbia ficou conhecida como a ‘dança dos escravos’ e se difundiu por boa parte dos países de língua espanhola na América Latina. Atualmente, é considerado um dos mais populares em toda América do Sul, ganhando notoriedade também no Brasil. No Rio de Janeiro uma de suas expressões de maior destaque é a festa La Cumbia, que encontrou, na capital do samba, público fiel e acontece há um ano. Em Londrina, a La Cumbia estreia no sábado, no espaço Sementes, e promete ser a primeira de muitas.
O espaço Sementes fica na rua Grafita, 322, dentro do Grêmio Uninorte, antigo Grêmio Literário. A entrada para a festa La Cumbia custa R$ 5,00.
Divulgação