Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Feira Artesanatos do Mundo acontece em outubro no Catuaí Shopping Center Feira Artesanatos do Mundo acontece em outubro no Catuaí Shopping Center

Feira Artesanatos do Mundo acontece em outubro no Catuaí Shopping Center

Friday, 04 de October de 2013
Categoria: agenda
Data Início: Friday, 04 de October de 2013 às 00:00
Data Término: Sunday, 13 de October de 2013 às 23:59

A promoção é da MPS Feiras, empresa que organiza a Feira Artesanatos do Mundo em shopping centers do Rio Grande do Sul,  Rio de Janeiro e São Paulo. Segundo  a coordenadora Valdirene Palhano, o evento em Londrina terá cerca de 60 estandes, distribuídos em uma área de mil metros quadrados.  Até o momento já está confirmada a participação de expositores de 17 diferentes países e mais seis estados brasileiros.
 
Além da diversidade e da qualidade dos produtos que estarão expostos, Valdirene destaca que um importante diferencial deste evento é o fato de que o público visitante terá a oportunidade de conhecer mais sobre a cultura de cada país representado e também sobre o significado dos produtos expostos. Isso se dá por meio de painéis explicativos colocados nos estandes, que trazem a localização geográfica do país/estado onde é feito o artesanato e um texto sobre a história daquele produto. “O artesanato possui valor agregado e o nosso evento procura resgatar esse aspecto. O objetivo é que as pessoas conheçam um pouco mais sobre o que estão comprando”, conclui a coordenadora da Feira.

Países participantes

A Feira Artesanatos do Mundo terá expositores da Turquia, índia, Paquistão, Indonésia, Itália, Espanha, Equador, Egito, Peru, áfrica do Sul, Gana, Síria, Líbano, Senegal, Uruguai, Tunísia e Bolívia.  Deste total, seis estarão em Londrina pela primeira vez. São eles os expositores da  Síria, do Líbano, do Egito, da áfrica do Sul, da Espanha e da  Itália. Já do Brasil, participam representantes dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, São Paulo, Paraná e Tocantins.
 
A coordenadora antecipa que os produtos e preços são muito variados e os visitantes vão poder conferir os mais diversos tipos de trabalhos. São esculturas em madeira, marfim e outros materiais, cerâmicas, cestarias, peças em prata, papiros, pratos decorativos, cristais de murano, copos, taças, xícaras, chapéus Panamá e outros objetos como máscaras, luminárias e móveis esculpidos. Nos estandes também haverá grande variedade de almofadas, colchas, mantas, xales e tapetes. Entre as novidades, valem destaque os damasquinados, exclusivos da Espanha e ainda pouco conhecidos no Brasil. São peças trabalhadas em chapas de aço e folhas de ouro.
 
“Alguns  países, por sua ampla diversidade de artesanato, estarão na feira com vários estandes”, explica Valdirene, citando como exemplo a Turquia.  Neste caso, a Feira traz expositores turcos que comercializam  diferentes produtos: há as toalhas, trilhos e almofadas típicas da região da Anatólia; e  em outro espaço são comercializados copos, taças, xícaras, vasos e mais objetos pintados à mão que são tradicionais em Istambul. Peças em cerâmica pintadas à mão também poderão ser encontradas, sendo que as luminárias turcas, feitas manualmente de latão ou bronze, com aplicação de mosaicos coloridos, completam esse leque de produtos.

Aguarde, carregando...
carregando...