Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Feijoada Beneficente e apresentação de dança na Zona Norte Feijoada Beneficente e apresentação de dança na Zona Norte

Feijoada Beneficente e apresentação de dança na Zona Norte

Sunday, 25 de November de 2012
Categoria: agenda
Data: Sunday, 25 de November de 2012
No mês de abril a Vila Cultural Gibiteca Zona Norte começou a promover oficinas de contação de História, Teatro, Dança e Música para as crianças do Aquiles Stenghel e no mês de outubro teve inicio a oficina de Hip Hop. Através da linguagem teatral popular a comunidade se envolveu na construção do Auto do Boi de Mamão, versão tradicional do Boi-Bumbá típica do sul do Brasil, que vem sendo elaborada nos últimos meses e terá sua grande saga representada no próximo ano. O grupo autointitulado Boi Voador do Aquiles já realizou a “chegança” do Boi, no Dia das Mães, a Quadrilha Cênica no período das Festas Juninas e a apresentação da peça “Dona Cabra e seus Cabritinhos” na comemoração do Dia das Crianças.

O mês da consciência negra chegou e não havia como ficar de fora! O grupo Boi Voador do Aguiles preparou uma grande festa para toda a comunidade. Como resultado das oficinas de Hip Hop foi preparado uma apresentação intitulada de “O desafio entre o Urso Branco e o Urso Negro”. O Hip-hop faz hoje, o mesmo papel que as toadas dos vaqueiros faziam nas formas mais antigas do Boi Bumbá: representa a crítica, a coragem e a busca da dignidade e da libertação. Na apresentação, os dois Ursos se desafiam, pois um se acha superior ao outro, mas durante a disputa percebem que ambos são bons e decidem que é muito mais interessante unir forças e dançarem juntos.

A comemoração contará com oficinas de Macramê e de Bonecas Abayomi no período da manha iniciando às 10 horas, em seguida teremos a Feijoada Beneficente que será servida a partir das 12 horas, convites serão vendidos na hora a R$15,00 e antecipados a R$12,00 no próprio centro comunitário. No período da tarde às 15 horas será a apresentação. É importante destacar que o dinheiro arrecadado será revertido na compra de brinquedos para as crianças na festa de Natal.

O projeto Boi de Mamão: Memória Viva de Londrina é contemplado pelo PROMIC (Programa Municipal de Incentivo à Cultura) e está sediado na Vila Cultural Gibiteca Zona Norte, patrocinada pelo mesmo programa (sendo a primeira Vila a ser instalada fora do eixo central da cidade, busca expandir o acesso a cultura às periferias da cidade). O Boi Voador do Aquiles está sempre de braços abertos para receber novos integrantes, as oficinas e ensaios acontecem sempre aos sábados e domingos e são gratuitas. Durante a semana, de terça-feira à sexta-feira a Gibiteca/Biblioteca fica aberta das 14 horas às 18 horas onde há um espaço para leitura, também está aberto a toda a comunidade.

Aguarde, carregando...
carregando...