Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Exposição traz reflexão sobre ser humano na Biblioteca Pública Exposição traz reflexão sobre ser humano na Biblioteca Pública

Exposição traz reflexão sobre ser humano na Biblioteca Pública

Tuesday, 01 de March de 2011
Categoria: agenda
Data Início: Tuesday, 01 de March de 2011 às 00:00
Data Término: Friday, 18 de March de 2011 às 23:59

Uma reflexão sobre o homem e sua relação com o mundo onde está inserido. Esta é a proposta da exposição “O ser humano em desespero”, que ganha espaço na Biblioteca Pública Municipal do dia 1° a 18 de março. Ao todo, 10 imagens em acrílico e nanquim abordam a visão da artista plástica, Camila Berehulka, sobre o tema.

Antes de ganhar o campo artístico, a reflexão sobre as várias facetas do ser humano era realidade no âmbito filosófico. Estudante de Filosofia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Camila Berehulka argumentou que o aprendizado acadêmico foi o motivo principal para abordar o assunto na pintura. “Todas as indagações sobre o valor do ser humano foram transferidas para uma parte mais artística, deixando assim apenas o espaço dos pensamentos”, disse.

De acordo com a artista plástica, a exposição também traz uma abordagem sobre o papel da mulher na sociedade atual. “As imagens analisam muito como a feminilidade é tratada hoje em dia, principalmente pela mídia. Infelizmente, o que temos visto hoje é uma distorção sobre a valorização da mulher, considerada por muitos apenas como objeto”, comentou.

Segundo o diretor de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura, Rovilson Silva, a mensagem, quando incluída na pintura, tem alto poder de comunicação. “Temos exemplos concretos como o surrealista Salvador Dali, que adiantou uma obra sobre o nazismo oito anos antes do movimento realmente acontecer. Conceito que não é diferente da exposição deste mês”, ressaltou.

“O ser humano em desespero” começa no dia 1° e vai até 18 de março. A Biblioteca Pública Municipal fica na avenida Rio de Janeiro, 413, e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 13h.

Fonte: N.com