Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Exposição Rios Voadores

Exposição Rios Voadores

quinta, 18 de agosto de 2011
Categoria: agenda
Data Início: quinta, 18 de agosto de 2011 às 00:00
Data Término: sábado, 27 de agosto de 2011 às 23:59
Você sabe o que são “Rios Voadores”? Não?! Pois é, você não é o único, muita gente não conhece, mas fica curioso ao ouvir a expressão. O termo, com toque poético, descreve um fenômeno real, que tem impacto significativo em nossas vidas. 
Rios voadores são cursos de água atmosféricos, invisíveis, que passam em cima das nossas cabeças transportando umidade e vapor de água da bacia Amazônica para outras regiões do Brasil.
Para que o londrinense entenda um pouco mais o fenômeno e descubra de onde vem a chuva que cai sobre a cidade, a Expedição Rios Voadores, patrocinada pela Petrobrás para pesquisar sobre o assunto, traz a exposição Rios Voadores. 
A exposição será montada no terceiro piso, ao lado da bilheteria do cinema do Shopping Royal Plaza, centro da cidade, e ficará disponível para visitação de estudantes e o público em geral de 18 a 27 de agosto. 
O evento mostrará o que são os rios voadores por meio de mais de 40 fotografias, textos sobre a pesquisa, animações digitais que serão transmitidas no local em telas de TV, para explicar como acontece a formação do fenômeno meteorológico. Além disso, será apresentado um vídeo comentado por Gérard Moss, idealizador do projeto, com depoimentos de especialistas em hidrologia, meteorologia, ecologia, geofísica e ciências atmosféricas.

Rios Voadores em Londrina

Londrina, a terceira cidade a receber a exposição, é justamente uma cidade que se beneficia da umidade trazida da Amazônia pelos ventos. Desde que o projeto começou a monitorar os rios voadores no início do ano, foram registradas 15 ocorrências do fenômeno em Londrina, sendo que a mais recente foi no dia 07 de agosto.  
Ao todo, o projeto selecionou seis cidades-chave ao longo das rotas dos rios voadores – Brasília (DF), Chapecó (SC), Cuiabá (MT), Londrina (PR), Ribeirão Preto (SP) e Uberlândia (MG) – onde promove oficinas de formação de professores da rede pública, para que eles possam compartilhar o conteúdo com os alunos em sala de aula.