Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Exposição “A Pintura Gestual de Claudio da Costa” Exposição “A Pintura Gestual de Claudio da Costa”

Exposição “A Pintura Gestual de Claudio da Costa”

Saturday, 06 de July de 2013
Categoria: agenda
Data Início: Saturday, 06 de July de 2013 às 00:00
Data Término: Saturday, 31 de August de 2013 às 23:59
Até o dia 31 de agosto de 2013, o público terá a oportunidade de apreciar a exposição de 20 telas inéditas do pintor, que tem obras vendidas no Brasil e no exterior.Durante o período, o artista vai receber e monitorar visitas de crianças de escolas ao Museu
A exposição reúne trabalhos realizados a partir de 2011 e revelam a depuração do estilo técnico e instintivo do artista, com pinceladas amplas, físicas e velozes que o fazem suar, marcadas pelo ritmo de Who Knows de Jimmy Hendrix.
Nas pinturas é possível observar o diálogo estilístico de Claudio com a pintura alemã do WeibsBild e de Hella de Santarrossa, de quem o pintor é fã, e apreciar o desafio colocado ao fazer naturezas mortas, marinas, retratos, objetos e as paisagens do norte Paranaense e de Londrina.
 É daí que vêm suas influências mais fortes, seja na composição ou enquadramento das representações utilizadas por ele, seja nos motivos que utiliza em sua pintura. 
Na publicidade fez trabalhos importantes, entre outros, vale notar o design da bola Drible do campeonato paulista dos anos 1980, e a logo do FILO de 1992 (Festival Internacional de Londrina).
Como avalisou o saudoso artista plástico londrinense Paulo Menten ao passear pela primeira exposição do pintor em Londrina no ano de 1989 na galeria do Banestado
“A pintura de Claudio registra emoções fragmentadas em caligramas nervosos, repassados de lirismo inquieto pautados em musicalidades arrítmicas, onde as manchas das tonalidades se superpõem e se contrapõem numa composição melódica de multiplicidades sonoras”