Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Exposição “100 Anos – Bombeiros do Paraná” Exposição “100 Anos – Bombeiros do Paraná”

Exposição “100 Anos – Bombeiros do Paraná”

Thursday, 02 de August de 2012
Categoria: agenda
Data Início: Thursday, 02 de August de 2012 às 00:00
Data Término: Sunday, 02 de September de 2012 às 23:59
O Corpo de Bombeiros do Paraná comemora no dia 8 de outubro de 2012 o seu centenário. São 100 anos de atuação no Estado. A história dos bombeiros começou na cidade de Curitiba, em 1882, com uma sociedade de bombeiros voluntários, pela necessidade de suprir a comunidade com um serviço de combate a incêndios.

Passados 30 anos, em 1912, de caráter supletivo ao Governo do Estado e Município, o então Presidente da Província do Paraná, Dr. Carlos Cavalcanti, apresentou ao Congresso Legislativo do Paraná, um pedido de crédito necessário à criação de uma unidade.

Hoje, além do combate a incêndios, os bombeiros realizam atividades de resgate, busca e salvamento, atendimento pré-hospitalar, vistorias, atividades de defesa civil, etc. Os bombeiros também desenvolvem projetos sociais e educativos, levando para as escolas orientações sobre as diferentes formas de evitar acidentes, num importante trabalho de conscientização através da prevenção, mostrando ainda aos estudantes a importância de se ter atitudes corretas e mais responsáveis enquanto cidadãos. O trabalho desempenhado pelo Corpo de Bombeiros tem a credibilidade, o respeito e a admiração da população.

O artista plástico Carlos Ruiz, Sargento da Corporação do Corpo de Bombeiros de Londrina e socorrista do SIATE, apresenta a exposição “100 ANOS – BOMBEIROS DO PARANÁ”, onde destaca cenas sobre o cotidiano e curiosidades da profissão de bombeiro.