Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Espetáculo “O Quebra-Nozes” Espetáculo “O Quebra-Nozes”

Espetáculo “O Quebra-Nozes”

Thursday, 29 de November de 2012
Categoria: agenda
Data Início: Thursday, 29 de November de 2012 às 00:00
Data Término: Sunday, 09 de December de 2012 às 23:59
A Escola Municipal de dança realiza nos próximos dias sua já tradicional série de apresentações de fim de ano. Devido à boa recepção obtida em 2011, novamente a escola encenará o clássico balé, “O Quebra-Nozes”, que será apresentado de quinta-feira a domingo desta semana, e nos dias 6, 7, 8 e 9 da próxima semana, sempre às 20h30, no Circo Funcart, que fica na Rua Souza Naves, 2380. O espetáculo marca o encerramento das atividades do ano da Escola Municipal de Dança (EMD). Os ingressos da peça já estão esgotados.
As apresentações contam com dois elencos, reunindo no palco cerca de 170 alunos de todos os anos dos núcleos Centro e Zona Norte da EMD. Os artistas farão uma releitura da história da menina Clara e do Quebra-Nozes. A composição é de Tchaikovsky (1840-1893). Segundo o secretário de Cultura, Leonardo Ramos, optou-se por manter a peça devido à boa receptividade do público no ano anterior. “Em 2011 a apresentação da peça foi bastante elogiada e muitos familiares dos alunos não puderam comparecer, logo, optamos por manter o espetáculo e assim permitir que mais gente possa prestigiar”.
O espetáculo de final de ano é sempre bastante aguardado por toda a comunidade envolvida, que além de conferir o resultado do trabalho da EMD assistem a um espetáculo do repertório clássico do balé. O diretor da montagem, Marciano Boletti, avaliou a dificuldade em apresentar uma releitura como essa. “O desafio é fazer um espetáculo o mais próximo possível da versão original. Precisamos de algumas adaptações porque não se trata de uma apresentação com um elenco profissional, mas de alunos de dança, a partir de sete anos de idade. É muito difícil reunir tanta gente no palco, além de toda a dificuldade para podermos ensaiar. Porém, obtemos sempre um bom resultado em cena.” 
O diretor do espetáculo destaca a importância do trabalho dos professores da EMD, Alexandro Micale, Rosângela Homem, Patrícia Proscêncio, Giovanna Machado, Luciana Lupi e a coordenação da escola de Sonia Secco Candido. “É importante dizer que a realização da montagem é da Funcart, através de recursos que conseguimos nas três temporadas realizadas pela escola durante o ano, ações entre amigos e outras promoções para conseguirmos confeccionar figurinos e cenários”, acrescenta Boletti.
A coreografia conta uma história em que a fantasia e magia, típicas do romantismo, transformam o palco no sonho da protagonista Clara. O espetáculo, de dois atos, começa em uma grande festa de Natal na casa do prefeito de um vilarejo, que é o pai de Clara e Fritz. Entre os convidados para o baile, o padrinho da menina, que é um relojoeiro e fabricante de brinquedos, Drosselmeyer. Ele dá à garota, um boneco quebra-nozes em forma de soldado.
Os dois protagonistas são interpretados por duas duplas de bailarinos, Igor Vargas e Amanda Carina, e Pedro Frizon e Bruna Camila. Aluno da EMD, Frizon foi selecionado para bolsa da Escola do Bolshoi, em Joinville para 2013. Mesmo com ingressos esgotado, caso haja desistências, os ingressos poderão ser disponibilizados para os interessados que estiverem presentes na hora da peça.