Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Encontro Paranaense de Educação Ambiental – EPEA Encontro Paranaense de Educação Ambiental – EPEA

Encontro Paranaense de Educação Ambiental – EPEA

Friday, 14 de June de 2019
Categoria:
Data Início: Tuesday, 15 de October de 2019 às 08:00
Data Término: Thursday, 17 de October de 2019 às 18:00

O EPEA se constitui em um tradicional evento que visa fortalecer redes de pesquisas e ações no campo da Educação Ambiental (EA), entendida como um processo permanente pelo qual se constrói valores, atitudes e hábitos necessários ao convívio social, na perspectiva de equilíbrio com os ambientes. Sob a responsabilidade de instituições locais, os EPEAs começaram a ser realizados a partir de 1998 com a disposição de tornarem-se um fórum de discussão sobre a Educação Ambiental. Desde 2004, a Rede Paranaense de Educação Ambiental – REA-PR vem participando do EPEA, facilitando a dinâmica de comunicação, construção e disseminação do conhecimento entre os enredados. Todavia, devido à constância na realização dos Encontros e ao nível aprofundado de reflexão e discussão promovidas ao longo desse período de 21 anos de existência, gradativamente o EPEA foi sendo frequentado por profissionais que atuam em demais regiões do país, bem como no exterior, além daqueles atuantes no Estado. Desta forma, desde o ano de 2017, por diversas manifestações, o EPEA assumiu caráter internacional, compondo em seu repertório um Colóquio Internacional de Educação Ambiental e um Fórum das Redes de Educação Ambiental do Paraná.

Em sua 17ª edição, o evento, em 2019, tem como sede a cidade de Londrina, no Norte do Estado do Paraná e está sendo coordenado por várias instituições parceiras no reconhecimento da interdependência e influência recíproca entre os diversos elementos que compõem o ambiente. Desta forma, no âmbito da EA, o EPEA prioriza a permuta de conhecimentos acerca da cultura, da ciência e da técnica, do comércio e das vivências em seus diferentes contextos e realidades. Na edição de 2019, o encontro pretende refletir e dialogar sobre os rumos e alternativas para a melhoria da relação entre a sociedade e seu ambiente, na perspectiva de avaliação das políticas públicas. O tema orientador dos debates está pautado nos 20 anos da Política Nacional de Educação Ambiental, considerando os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O evento remete aos assuntos tratados nos ODS, relacionados principalmente com a segurança alimentar e a agricultura, a saúde, a energia, a água e o saneamento, os padrões sustentáveis de produção e de consumo, a mudança do clima, as cidades sustentáveis, a proteção e o uso sustentável dos ecossistemas, o crescimento econômico inclusivo, a governança e os meios de implementação.

O EPEA 2019 está estruturado em torno de 5 eixos temáticos a partir da Lei 9.795/99 de instituição da Política Nacional de Educação Ambiental, como componente essencial e permanente da educação nacional, presente de forma articulada nos processos educativos em âmbito formal e não-formal.

Em seu conjunto, serão realizadas conferências, mesas de debates, apresentação de trabalhos acadêmicos, relatos de experiências sociais e comunitárias, oficinas, minicursos e exposições diversas.

PÚBLICO ALVO

Compreende estudantes e educadores da educação básica, do ensino médio, do ensino técnico e superior; gestores e servidores de órgãos públicos e privados da esfera municipal, estadual e federal; empresas de natureza diversas, coletivos, movimentos e organizações socioambientais; demais profissionais da educação e áreas afins, assim como toda a comunidade interessada em promover ou conhecer ações e teorias da EA.

Londrina, 15 a 17 de outubro de 2019.
Horário: 19 horas
Solenidade de abertura será no Anfiteatro Cyro Grossi – CCB

Palestra de abertura com o Dr. Márcio Rojas Cruz
Coordenador-Geral do Clima do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.
“Estudos Ambientais na Perspectiva da Contemporaneidade”

Inscrições:
http://www.uel.br/eventos/epea/pages/informacoes.php
A data limite para submissão de trabalhos foi prorrogada para 18 de agosto de 2019 (último prazo).
A data limite para subimissão de propostas de minicurso(s) ou oficina(s) foi prorrogada para 15 de julho de 2019.

REALIZAÇÃO
Secretaria do Meio Ambiente – PML
Universidade Estadual de Londrina – UEL
Instituto Ambiental do Paraná – IAP
Núcleo Regional de Educação – NRE
Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA
Associação Norte Paranaense de Engenheiros Ambientais – ANPEA
Faculdade Teológica Sul Americana – FTSA
Universidade Norte do Paraná – UNOPAR
Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR – Campus Londrina
Companhia de Saneamento do Paraná – SANEPAR
Companhia Paranaense de Energia – Copel
UNIMED Londrina – Cooperativa de Trabalho Médico – UNIMED
Cooperativa Agroindustrial – INTEGRADA

Site do evento: www.uel/eventos/epea
Instagram:https://www.instagram.com/epeaxvii/?hl=pt-br
Facebook: https://facebook.com/XVII-EPEA-Encontro-Paranaense-de-Educação-Ambiental-302645847111080/

Perguntas sobre informações gerais acerca do evento podem ser enviadas ao e-mail: [email protected]
Falar diretamente com a coordenação geral: [email protected]

Fonte UEL

Aguarde, carregando...
carregando...