Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Como Água para Chocolate Como Água para Chocolate

Como Água para Chocolate

Saturday, 22 de December de 2012
Categoria: agenda
Data: Saturday, 22 de December de 2012
Neste sábado (22/dez), um evento especial marca o fim de ano no restaurante Dona Menina (Rua Guararapes, 177), em Londrina. O jantar com performance literária “Como Água para Chocolate”, inspirado no livro homônimo da escritora mexicana Laura Esquivel, reunirá convidados à mesa para saborear um cardápio diferente, com pratos especiais e muitas histórias.
 
Em sua segunda edição (a ideia deste evento foi lançada pelos organizadores do Festival Literário de Londrina – Londrix 2012), a performance literária tem participação da escritora Karen Debértolis, da chef Yoná Issa e da atriz e produtora cultural Viqui Vega, que falam sobre sentimentos e narram fatos de época enquanto servem os pratos. Como as personagens do livro, elas “cozinham e coalham amores e desamores, risos e prantos”.
 
O cardápio inclui tortilhas, guacamole, guisado de peru com amêndoas e gergelim, codorna com pétalas de rosa, caldinha de rês (caldo de carne e legumes); rabanada de nata e rosca de reis com chocolate quente – tudo inspirado nos aromas mágicos, sabores e sensações da obra mexicana.
 
“Como Água para Chocolate” coloca a cozinha como o lugar mais importante da casa: para as personagens, é “um local de aprendizado e conhecimento, onde se vivem todos os tipos de emoções e desejos”. Cada um dos 12 capítulos do livro começa com a lista de ingredientes de uma receita e mescla a narrativa com o modo de fazer.
 
A obra (que também virou filme em 1992) relata a história de amor entre Tita e Pedro, impedidos de concretizar o casamento por conta de uma tradição familiar: ela é a filha mais nova e deve se manter solteira para cuidar da mãe até a morte. Pedro se casa com Rosaura, a filha mais velha, para ficar perto do seu amor. A história da protagonista está ligada aos pratos que ela prepara ao longo da vida.
 
As reservas para o jantar podem ser feitas pelo telefone (43) 3029-0409. O restaurante Dona Menina fica na Rua Guararapes, 177 – Vila Higienópolis.