Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Carnaval na Praça – Londrina Carnaval na Praça – Londrina

Carnaval na Praça – Londrina

Sunday, 10 de February de 2013
Categoria: agenda
Data Início: Sunday, 10 de February de 2013 às 00:00
Data Término: Tuesday, 12 de February de 2013 às 23:59
Com o tema “mais de mil palhaços no salão”, o Carnaval na Praça de Londrina homenageia  Ricardo Queirolo, o palhaço Picolino, ícone da cultura londrinense, e os muitos palhaços que garantem a alegria da meninada durante o ano todo. A proposta é oferecer às crianças e à comunidade um carnaval inspirado no carnaval de rua e nas tradições carnavalescas dos blocos e marchinhas, incentivando a ação coletiva, ocupando espaços públicos, resgatando memórias e oportunizando uma vivência carnavalesca prazerosa e saudável.

A festa será realizada no dia 10 de fevereiro na Vila Industrial, na quadra coberta da Rua Blaise Pascoal, em frente à Escola Municipal João XXIII, e no dia 12 de fevereiro no Conjunto João Paz, na quadra coberta do Centro Comunitário, na Rua Francisco Marques de Oliveira. Excepcionalmente este ano, devido ao contingenciamento das verbas do PROMIC – Programa Municipal de Incentivo à Cultura, patrocinador do evento, as festas no Jardim São Francisco e na Vila Ricardo não serão realizadas. Os locais foram escolhidos em função das quadras cobertas, para se evitar cancelamentos em caso de chuva. A festa vai das 16 às 19h.

Fábrica de Carnaval

O grupo responsável pela criação das fantasias e adereços, coordenado pelo carnavalesco Alex Lima, já está trabalhando na “Fábrica de Carnaval”, que fica no Instituto Cidadania, Rua Uruguai, 1656, das 9 às 19h. Lá estão sendo confeccionados o bonecão do Palhaço Queirolo, nos moldes dos bonecos do carnaval pernambucano, as “burrinhas”, a cobra grande e demais adereços para a festa. O material utilizado nas festas dos anos anteriores está sendo reformado. Cerca de 70% do material utilizado é reciclável. Pessoas da comunidade interessadas em participar da preparação do carnaval são muito bem vindas. Elas podem não só ajudar, como receber auxílio na confecção de suas próprias fantasias. A festa coletiva começa já na preparação!

Para criar este vivência carnavalesca prazerosa e saudável, Fernando Brito de Góes reuniu uma equipe de artistas e brincantes. Além de Alex Lima e equipe de apoio, responsáveis pela decoração e adereços, a Áudio Sonora, sob o comando de Angelo Galbiati, será responsável pela música, e os palhaços de Londrina – Mereceu, Lambreta, Arnica, Geléia, Xupetim, Pepito, Ritalino, Coisafina e Pouca Sombra – garantem a alegria da festa junto com os brincantes Edna Aguiar, Mauren Picelli de Godoy, Dodô Bertone, Meire Valin, Ana Góes, Daniela Fioruci, Patrícia Mendes Cavalcante e Miguel Arruda. Os brincantes são profissionais familiarizados com a linguagem das manifestações culturais e com oficinas de arte-educação. No carnaval eles participam da criação dos adereços e no dia da festa auxiliam na montagem, colaboram com a maquiagem e trajes do público e são responsáveis pelas brincadeiras nos intervalos, além de conduzir o cortejo final, com o cuidado especial de garantir o bem estar e a inclusão de todos os participantes.

Marchinha

A marchinha “Palhaços de Londrina” foi criada para a folia deste ano. A letra é de Fernando Brito de Góes e a música, de Fernando Góes e Miguel Arruda. A letra está no boxe abaixo. Quem quiser ouvir a música ou acompanhar as informações sobre o Carnaval na Praça, assim como ver fotos e notícias dos anos anteriores, pode acessar na página do Fecebook criada para o evento.O Carnaval na Praça é uma realização do Instituto Cidadania, com patrocínio do PROMIC – Programa Municipal de Incentivo à Cultura e apoio da Refriko.

Fonte: Assessoria Carnaval na Praça

Aguarde, carregando...
carregando...